Prefeitos de mais de uma centena de municípios, incluindo capitais, participaram nesta quinta-feira (24), na cidade do Rio de Janeiro, da 69ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O grupo debateu temas conjunturais e estruturantes de grande interesse para o municipalismo. O prefeito de Apucarana e vice-presidente da FNP para o Paraná, Dr. Beto Preto, participou dos debates e encaminhou reivindicações em nome de municípios paranaenses.

Assuntos como o sub-financiamento da saúde, novas estratégias de combate ao Aedes Aegypti, criação de novos cursos de Medicina e alternativas para a redução de custo de tarifas do transporte coletivo urbano, nortearam as discussões na plenária dos prefeitos no Rio de janeiro.

O ministro da saúde Marcelo Castro participou dos debates, admitiu que falta recursos para financiar o sistema público de saúde e defendeu a volta da CPMF. Castro também falou sobre a importância inadiável do combate ao Aedes Aegypt, da epidemia de microcefalia e da emergência nacional e internacional em relação ao Zica vírus.

O prefeito de Apucarana, na condição de médico e de ex-diretor do Ministério da Saúde, conversou reservadamente com o ministro Marcelo Castro acerca destes temas e ainda da criação de novos cursos de Medicina no País. “Participei dos debates e pedi em nome dos municípios Paranaenses, mais recursos para o funcionamento dos SAMUs e UPAs. Também reivindiquei que o Programa Rede Cegonha possa ser efetivado financeiramente em todos os municípios, considerando que no Paraná só teve ampliação de recursos para as regionais de saúde de Curitiba, Londrina e Maringá”, relatou Beto Preto.

MEDICINA– Durante Plenária Deliberativa, mesas temáticas foram compostas para prefeitos e gestores debaterem dois temas comuns a grupos de municípios. A suspensão da criação de novos cursos de medicina e alternativas para pagamentos de precatórios estiveram na pauta.

Quanto aos cursos de medicina ficou acordado que a FNP continuará mantendo reuniões com parlamentares para avançar nesta questão. Atualmente, 39 municípios de diversos estados estão selecionados para receber novos cursos de medicina. No Paraná, já estão credenciados Guarapuava, Campo Mourão, Umuarama e Pato Branco. Apucarana também está inscrita e trabalha para se credenciar em 2017.

PRECATÓRIOS –Prefeitos de todas as regiões do país também discutiram alternativas viáveis para pagamento de precatórios e dívidas com o Tesouro Nacional. Da mesa principal participou o prefeito de Apucarana-PR, Beto Preto, e o secretário de Finanças de Santo André-SP, Carlos Antonio Granado.

Por indicação do prefeito Beto Preto, a partir da experiência bem sucedida de São Paulo, será encaminhada uma solicitação de uma reunião de prefeitos do Paraná com o Tribunal de Justiça do Estado, visando tratar do pagamento de precatórios.

Publicações Recomendadas