Enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades básicas de saúde de Apucarana participaram hoje (24/03) de um treinamento para diagnosticar casos de tuberculose na atenção básica, além de receber orientação sobre a coleta de amostras para os exames laboratoriais. O evento desta quinta-feira integra a programação da Semana de Luta contra Tuberculose, organizado pelo Departamento de Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde.
O médico infectologista José Ruy Conde Alves detalhou aos participantes as características da tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. O médico deixou bastante claro aos profissionais da atenção básica que a doença é curável e, para tanto, precisa ser diagnosticada a tempo e de imediato iniciado o tratamento. As características da pessoa com tuberculose também apresentada pelo infectologista. De acordo com o médico, “a tuberculose representa sério problema de saúde no Brasil, pelo grande número de pessoas que atinge, fortemente favorecida pela precariedade das condições de vida”.
O diagnóstico para identificar a pessoa com tuberculose depende de exames laboratoriais, seguindo o protocolo do Laboratório Central do Estado (Lacen). Como o material é colhido na unidade básica de saúde, a responsável pelo Laboratório de Análises da AMS, Maria Isabel Massambani, participou do encontro de hoje, informando aos profissionais sobre a necessidade do preenchimento correto do formulário com informações relativas ao paciente. “Aqui no laboratório temos que seguir o estabelecido pelo Lacen quanto ao preenchimento do Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL). Um campo não preenchido compromete todo o encaminhamento do exame, não tendo como liberar o resultado”, explica ela.
A responsável pelo Laboratório de Análises espera que, a partir das orientações, a documentação apresentada cumpra a norma do Lacen, possibilitando maior rapidez no diagnóstico da doença e inicio do tratamento.