O prefeito Beto Preto recebeu nesta sexta-feira (11/03), em seu gabinete, a visita do diretor-geral do Instituto Médico-Legal (IML) do Paraná, Dr. Carlos Alberto Peixoto Baptista, do diretor administrativo da Polícia Científica do Paraná, Dr. Jônatas Davis de Paula, e do diretor Técnico do Interior do IML, Dr. Alexandre Gebran Neto. Durante o encontro, que contou ainda com a presença da vereadora Aurita Bertoli e dos secretários municipais Denise Canesin Moisés Machado (Mulher e Assuntos da Família), Othoniel Gonçalves (Governo) e Herivelto Moreno (Obras), foram discutidas ações para melhoria dos serviços prestados pela unidade local do IML, bem como o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de novos projetos.

“Conheço o Dr. Peixoto há muitos anos. Ele é um excelente profissional que tem um trabalho firme na questão do combate à drogadição, tendo recentemente nos auxiliado muito no processo de estruturação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD). Fiquei muito contente com esta visita, foi muito produtiva. A prefeitura está de portas abertas para o desenvolvimento de novas parcerias, queremos muito estreitar ainda mais os laços”, disse o prefeito Beto Preto.

Ele destacou também a qualidade os membros diretivos que acompanham o diretor-geral do IML Paraná. “Trata-se de uma equipe de visão social, humana. O que é muito importante para todo o processo, uma vez que 90% dos trabalhos do IML são relacionados a lesões corporais e é um ambiente que precisa muito de um tratamento humano”, comentou o prefeito.

Há pouco mais de ano à frente da diretoria-geral do IML Paraná, Dr. Peixoto falou um pouco dos trabalhos que vem promovendo para reestruturar o órgão e que em breve o Governo do Paraná irá realizar um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS). “O PSS atual está com sua vigência em fase final. Este novo irá destacar quatro novos médicos peritos para o IML de Apucarana, além de mais auxiliares de perícia”, informou o diretor. De acordo com ele, novo concurso público para contratação de profissionais efetivos também será autorizado em breve. O último certame foi realizado em 1994. “Já faz muitos anos e acredito que é chegada a hora. Já está tudo certo junto à Casa Civil e a publicação do edital depende apenas de autorização do governador Beto Richa”, relatou Dr. Peixoto.

Entre as novas possibilidades de parcerias, além da expansão estrutural do IML de Apucarana, com possível reforma de salas junto ao prédio da antiga delegacia, também foi discutido a criação de um programa específico para o atendimento de vítimas de violência sexual. “Não queremos mais que elas (vítimas) sejam atendidas em ambiente policial, mas em um ambiente de saúde, por isto queremos estabelecer parceria com a prefeitura”, explicou o diretor-geral do IML Paraná. O prefeito Beto Preto frisou que a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) está à disposição para a implantação do projeto. “Podemos auxiliar não só com estruturação de um local, mas também com profissionais”, disse o prefeito, salientando que a cidade conta atualmente com residência médica e multiprofissional em diversas áreas.

Publicações Recomendadas