O incentivo à leitura ganhou mais um grande reforço hoje em Apucarana com o lançamento do Projeto Agentes de Leitura do Paraná. A iniciativa, que tem como público alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, está sendo levada pelo Governo do Estado para apenas 4 dos 399 municípios do Paraná: Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais.
O lançamento do projeto, na Praça do CEU, no Jardim América, culminou com o início da capacitação de 20 profissionais (acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Unespar/FECEA) que integram o grupo de agentes que colocará o projeto em prática a partir de março. A equipe participa de oficinas ministradas pela escritora paranaense, Cleo Busatto, autora de mais de 20 obras de literatura infantil, juvenil e teóricos sobre oralidade, que também atua como formadora de mediadores de leitura.
O prefeito Beto Preto destacou o alcance social da iniciativa, além do incentivo à leitura literária. “O projeto visa promover a leitura, a cidadania e a formação de leitores. Essa ação vem numa boa hora. Cada sala de aula da rede municipal acabou de receber um acervo literatura infantil. Compramos 380 bibliotecas itinerantes, com cerca de 130 livros cada uma. É a soma de ações que contribuirão para que nossas crianças e adolescentes usufruam dos benefícios do hábito leitura. Que se tornem cidadãos com pensamento crítico e consigam interpretar o que estão lendo”, disse Beto Preto.
A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, explica que o público alvo será mobilizado através dos CRAS e CREAS, locais que também integram a lista de espaços públicos ao lado de associações de moradores, bibliotecas e escolas em que os atendimentos serão prestados semanalmente pelos agentes de leitura.
Nesses espaços serão realizadas atividades como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de leitura e poesia, mediação de leitura, empréstimos de livros. Para desenvolver essas e outras atividades, os agentes terão a sua disposição mil livros infantojuvenis que ao término do projeto serão doados pelo governo do estado para a Biblioteca Pública Municipal.
O Projeto Agentes de Leitura do Paraná é desenvolvido pelas secretarias de Estado da Cultura e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Biblioteca Pública do Paraná, com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os recursos são do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) do Paraná.
Em Apucarana, o projeto será desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) e de Assistência Social. Conforme o termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura, cabe ao município disponibilizar um técnico para coordenar o projeto e viabilizar espaços físicos para o desenvolvimento das atividades. O projeto será desenvolvido por um período de quatro meses.
O evento de lançamento do projeto também foi prestigiado pelachefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Juliana Eliza da Silva, representando a primeira-dama do Estado, Fernanda Richa.