A Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) confirmou nesta sexta-feira (19/02) que o Cine Teatro Fênix recebe nestes dias 27 e 28 de fevereiro, próximo final de semana, os monólogosBife_Má Ribeiro” e “Bife_Ciliane”, produções da Companhia de BifeSeco. As apresentações serão sempre a partir das 19 horas e os ingressos gratuitos deverão ser retirados a partir das 18 horas na bilheteria do Cine Teatro.

Como parte das ações formativas que a companhia propõe em seus processos, a BifeSeco realizará ainda a oficina “Apropriações na Cena”, no dia 27, das 9 às 12 horas, com as atividades abertas a atores, diretores, bailarinos, educadores e interessados na criação teatral. As inscrições para a oficina devem ser feitas no email
contato@bifeseco.com.br, contendo o nome e RG, com o limite de 20 inscritos.

A secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba Ferreira, conta que em comemoração aos cinco anos da Companhia de BifeSeco, o grupo inicia a circulação de seu projeto BIFES_1, viabilizado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz 2014. “Eles vão percorrer quatro estados brasileiros, entre eles o Paraná. Ficamos muito felizes em poder recebê-los. Contamos com a procura do público para que tenhamos casa cheia nos dois dias”, convida a secretária.

O projeto BIFES_1
é composto de seis espetáculos autorais e independentes, cada qual idealizado e criado por um dos atores da companhia a partir da escolha de um artista ou expressão artística que considerasse de grande importância em sua formação estética e intelectual, projetando também a esfera biográfica ao nível de dramaturgia nas montagens.

A produção da Companhia BifeSeco explica que a proposta é promover resgate de raízes e também valorizar a região que formou cada artista. Assim, cada ator apresentará seu espetáculo em sua cidade natal, com a circulação abrangendo as cidades de Corumbá/MS, cidade do ator Luiz Bertazzo, Taubaté/SP, cidade do ator e produtor Sávio Malheiros, Lorena/SP, cidade da atriz Patrícia Cipriano, Concórdia/SC, cidade da atriz Ciliane Vendruscolo, Apucarana/PR, cidade da atriz Má Ribeiro e Curitiba/PR, cidade do diretor da BifeSeco, Dimis Jean Sores. A turnê terminará na cidade de São Paulo, onde o espetáculo fica em cartaz por duas semanas.

SERVIÇO

BifeSeco 5 Anos – Circulação de Bifes – Etapa Apucarana/PR

<b>Oficina “Apropriações na Cena” </b>
<b>Dia: 27 de fevereiro, das 9 às 12 horas</b>
Público Alvo: Atores, bailarinos, educadores, estudantes e público em geral.
Idade mínima: 16 anos.
Inscrições: Enviar nome e RG para o email - <a href="mailto:contato@bifeseco.com.br">contato@bifeseco.com.br</a>. Limite de 20 inscritos.


Espetáculo BIFES_1 –
Apresentação dos solos Bife_Ciliane e Bife_Má Ribeiro

Dia: 27 e 28/02 às 19 horas.
Duração: 90 minutos
Classificação Livre
Entrada Gratuita

Local:
Cine Teatro Fênix
Avenida Curitiba, nº 1.215. Centro
Apucarana /PR

Contato:
(43) 3423-2944 e (41) 8877-8131
https://www.facebook.com/BifeSeco/

Sinopses do Espetáculo e Oficina

Bife_Ciliane
Tendo como ponto de partida a obra e vida da escritora Clarice Lispector, a atriz Ciliane Vendruscolo busca trazer as sensações e devaneios de uma mulher que se sente aprisionada dentro dela mesma. Em um diálogo com o invisível, dentro de sua própria casa, a personagem relata fragmentos de sua história.

Bife_Má Ribeiro
Uma nova Odisseia no Espaço, ou uma simplória Jornada nas Estrelas com o objetivo de chegar ao significado da infinitude do Universo. Salientamos para os possíveis mochileiros que a sensação de vazio é o quesito básico que deve-se ter para iniciar essa viagem. O espetáculo Bife_Má Ribeiro propõe o jogo de uma palhaça no vácuo desses questionamentos, da física quântica, de um mundo absurdo com infinitas possibilidades, de um medo fantástico do infinito.

<b>Oficina “Apropriações na Cena”</b>

Como forma de semear a troca de experiências e de proporcionar o contato do público com o processo de criação do projeto BIFES_1, a oficina “Apropriações na Cena” objetiva que o participante crie uma pequena cena solo e autoral. A ideia é proporcionar a experiência prática de transposição de uma história autobiográfica ou não para a dramaturgia da cena, sempre partindo de um artista
ou referência artística que dialogue com as suas subjetividades. Desta forma propõe-se aos participantes a independência para uma pesquisa mais aprofundada do trabalho iniciado na oficina e a possível sobrevida desta criação.

Publicações Recomendadas