Mais de 200 pessoas serão mobilizadas nesta terça-feira (16/02) em seis bairros de Apucarana, dentro da segunda etapa da mobilização nacional contra oAedes aegypti, iniciada no sábado em todo o País. Os trabalhos, envolvendo servidores da Autarquia Municipal de Saúde, equipes das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, além de 120 homens do 30° Batalhão de Infantaria Mecanizado (30 BIMEc), serão desenvolvidos na Vila Reis, jardins Marissol e Colonial, vilas Regina e Nova, e Núcleo Adriano Correa. Nesta fase, as equipes envolvidas estarão, com autorização dos moradores, recolhendo materiais que possam armazenar água e contribuir para a disseminação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Na manhã de hoje, o prefeito Beto Preto esteve reunido com diretores da Autarquia Municipal de Saúde, quando solicitou todo o empenho das equipes de agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. “Apucarana está com um índice de 2,5% de infestação do mosquito, considerado de médio risco, mas não podemos esmorecer no combate intenso ao transmissor das três doenças”, disse o prefeito. “No sábado, o trabalho foi educativo, conclamando a população a cuidar de suas casas e agora é o momento do enfrentamento ao mosquito, com a erradicação dos criadouros e, dentro das necessidades, remover tudo que possa acumular água”, explicou Beto Preto.

Conforme ficou definido pelo coordenador da operação, Roberto Kaneta, diretor-presidente da AMS, os trabalhos começam às 9 horas e tem término previsto para 17 horas. Segundo ele, as equipes, formadas por militares, agentes de endemias e da saúde da família, partem das unidades básicas de saúde dos bairros estabelecidos, visitando residências, terrenos baldios, empresas comerciais e industriais, além de prédios públicos. “Estamos em uma verdadeira guerra contra o mosquito e somente com este esforço concentrado será possível vencê-lo, levantando tranqüilidade à população, assustada com os casos das doenças em todo o País”, completou Kaneta.

COMO ELIMINAR CRIADOUROS –
Para erradicar oAedes aegyptie todos os seus possíveis criadouros, o Ministério da Saúde recomenda à população a adoção de uma rotina com medidas simples paraeliminar recipientes que possam acumular água parada. Quinze minutos de vistoria são o suficiente para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. Outras medidas de proteção individual também podem complementar a prevenção das doenças, como o uso de repelentes e inseticidas para o ambiente.

Publicações Recomendadas