A prefeitura de Apucarana está prestes solucionar mais uma pendência envolvendo a regularização fundiária no município. Quatro meses depois de moradores do Loteamento Sanches dos Santos receberem a autorização para fazer a escritura do seu terreno, uma espera de quase 20 anos, agora é a vez das famílias do Jardim Novo Horizonte obterem a titularidade de seus lotes.

A atual administração municipal trabalha nesta regularização fundiária desde o início de 2014, visando atender as famílias que foram assentadas no antigo Projeto Agrícola do Parque Bela Vista, em uma área de propriedade da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A questão vinha sendo tratada pelo prefeito Beto Preto com o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, e o grande avanço nas conversações se concretizou em setembro quando a diretoria da Cohapar aprovou a doação ao município dos 4 alqueires onde estão 86 lotes que estão pendentes de registro e escrituração há quase 30 anos.

Hoje (5), em visita ao prefeito Beto Preto, o gerente regional da Cohapar, em Apucarana, Ricardo Lima, informou que a companhia de habitação está finalizando o processo de avaliação da área, cujo valor que deve constar no documento de doação ao município. “O engenheiro civil, Bruno Proença Paola, especialista em avaliação, já iniciou os trabalhos no Novo Horizonte e devemos ter esses valores em mãos nos próximos dias”, informou Ricardo Lima.

A partir oficialização da doação da área, os demais passos para escrituração e registro dos lotes em nomes de seus moradores ficarão a cargo do município. “A Secretaria de Assistência Social já produziu relatório social das famílias e a Secretaria de Obras concluiu o trabalho de topografia. Estamos empenhados para concretizar esse sonho de tantas famílias para obter a titularidade de seus lotes o quanto antes”, disse o prefeito Beto Preto.

Os 4 alqueires do Jardim Nosso Horizonte faz parte de uma ocupação ocorrida na década de 80 e autorizada pela administração da época, em terrenos da Cohapar, mas não houve empenho das gestões anteriores para regularização.

Sanches dos Santos

Os primeiro resultados práticos da proposta do prefeito Beto Preto de promover a regularização de imóveis para cerca de 2 mil famílias que enfrentam pendências para registrar legalmente seus imóveis no município iniciou em outubro do ano passado. Na ocasião, a prefeitura autorizou a escrituração de lotes do Loteamento Sanches dos Santos. O bairro faz parte do Programa Municipal de Habitação “Minha Casa” que começou a venda dos lotes em 1994. Hoje o loteamento conta com 230 terrenos, cujos proprietários ainda aguardavam essa pendência da transferência de titularidade do proprietário da área para o município.

Publicações Recomendadas