O plenário da Câmara de Vereadores de Apucarana recebe nesta quarta-feira (16/12), a partir das 19 horas, audiência pública para discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto de implementação do contorno ferroviário de Apucarana e do novo pátio de manobras, que será construído em área rural do município de Califórnia. Convocada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), a audiência é uma exigência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo convênio.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, Éwerton Pires, destaca a importância da participação popular. “O debate será aberto a toda pessoa interessada, sobretudo das cidades de Apucarana, Califórnia e Arapongas. Além de esclarecer pontos dos estudos técnicos, este encontro vai coletar sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de Licenciamento Ambiental do empreendimento”, diz Pires.
Tanto o contorno, quanto o novo pátio de manobras são iniciativas que visam solucionar conflitos gerados pelo traçado da atual ferrovia, que atravessa toda a extensão norte-sul da sede urbana de Apucarana. Classificado como projeto de execução a longo prazo, o novo contorno ferroviário possuirá dois tramos: Sul e Leste. O primeiro possuirá 17,42 quilômetros de extensão, compondo o trecho Califórnia – Mandaguari. Já o Tramo Leste tem previstos 11,78 quilômetros de extensão, compondo o trecho Califórnia – Arapongas.
Já o pátio de manobras, será implantado no município vizinho de Califórnia, em local que possui topografia favorável. Contará com espaço para manobras dos trens, garagem, equipamento de conservação de via, almoxarifado, administração, trem socorro, secador de areia, local para abastecimento de locomotivas, caixa d'água, tanque de diesel e descarga de diesel para dois vagões.
Além dos estudos (EIA e RIMA), Apucarana como propositora do convênio com o DNIT também já concluiu o projeto executivo de engenharia, em um investimento na ordem de R$4 milhões. Orçado em R$129 milhões no ano de 2008, especialistas apontam que com valores atualizados os empreendimentos (contorno ferroviário e pátio de manobras) poderiam chegar hoje à casa do meio bilhão de reais.