O prefeito de Apucarana, Beto Preto, recebeu nesta sexta-feira (23/10) a visita de cerca de 80 estudantes do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cianorte. Os alunos, que estão no 1º e 2º anos do curso, estão em Apucarana para conhecer técnicas de fabricação e execução de obras em pré-moldado, através de visita a vários canteiros.
Os alunos estiveram acompanhados pelos professores Regina de Held, coordenadora do curso, Yorhan Dias e Everton Rossete Junior. O vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), e o secretário municipal de Meio Ambiente, Ewerton Pires, também participaram do encontro. O prefeito Beto Preto destacou a importância do planejamento e falou sobre o novo Plano Diretor e do recém-concluído diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB), recebido nesta semana da empresa Pullim Consult, de São Paulo, que realizou o estudo e que agora será transformado em lei municipal. “O plano é uma exigência da Lei Federal nº 12.587/12, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Dos 5.570 municípios brasileiros, acredito que apenas 100 conseguirão cumprir a legislação até o final do ano e Apucarana estará neste seleto grupo”, ressalta Beto Preto.
Beto Preto avalia que as cidades de médio porte encontram dificuldade no tocante ao planejamento urbano, salientando que o arquiteto desempenha um papel importante na condução destes trabalhos. “Acredito que dentro de 15 dias já poderemos disponibilizar, no site do Município, os estudos do diagnóstico e prognóstico de mobilidade urbana de Apucarana. Então, os alunos poderão analisar, opinar e também contribuir com os estudos”, observa Beto Preto.
O vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac, relatou que o Município está tocando atualmente mais de 100 obras. “Temos uma equipe técnica pequena, porém multifuncional que acompanha esse grande volume de obras, que acontecem ao mesmo tempo. Por isso, o profissional que pretende atuar nesta área deverá levar algumas palavras para o resto da vida, como plano, projeto e planejamento”, orienta.
A coordenadora do curso, professora Regina de Held, afirma que a arquitetura foi implantada no campus de Cianorte da Unipar no ano passado. “São 68 alunos do 1º ano e outros 72 do 2º ano, com a primeira formatura prevista para acontecer em 2020. Na visita técnica, os alunos conseguem aprender na prática a teoria repassada em sala de aula, acompanhando o processo de execução junto com os professores e os responsáveis técnicos das obras”, frisa. O grupo também visitou o centro de produção da Lajes Femac.