Mobilizando a participação de representantes de 13 municípios da região, Apucarana realiza amanhã (6) e sexta-feira, no campus da Unespar/Fecea, a 2ª Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para Mulheres. O evento tem como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres: é o que nós queremos” e a abertura acontece às 19 horas desta quinta-feira, no auditório Gralha Azul, com palestra magna com o ex-deputado federal Dr. Rosinha (Florisvaldo Fier).
Com extensa contribuição na conquista de direitos para as mulheres, tendo presidido a CPI do tráfico de mulheres e contribuído para a aprovação da Lei Maria da Penha, Dr. Rosinha vai falar sobre “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”. Já a programação de sexta-feira começa às 8 horas com palestra proferida por Rosa Azevedo, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher que é vinculado à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
“As atividades da parte de manhã, com trabalhos de grupo e elaboração de propostas, terão a participação da senadora Gleisi Hoffmann. No período da tarde, a partir das 13h30, votaremos as propostas e promoveremos a eleição das conselheiras de direito e delegados representantes para a Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres”, informa Denise Canesin Moisíes Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família e presidente do Conselho Municipal de Apucarana.
Promovido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Apucarana, a conferência terá a presença de representantes de Apucarana Arapongas, Cambira, Califórnia, Bom Sucesso, Sabáudia, Mauá da Serra, Marumbi, Marilândia do Sul, Rio Bom, Kaloré e Jandaia do Sul.
Os eixos a serem debatidos dizem respeito à contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; sistema nacional de políticas para as mulheres: subsídios e recomendações.
“Importante destacar que a 2ª Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para Mulheres é um momento de participação democrática e cidadã, que agrega muito significado para a garantia da igualdade, equidade e dos direitos das mulheres”, diz Denise. São esperadas para o evento pessoas ligadas a movimentos sociais e femininos, dos serviços e equipamentos públicos, das entidades não governamentais e da sociedade como um todo.