Foi realizada hoje, no polo da UAB, a “Primeira Reunião de Integração das Ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres”. O evento marcou o início das atividades de Apucarana como cidade polo entre 13 municípios para implementação do Programa Mulher: Viver sem Violência, do governo federal.

“Neste evento estamos colocando em prática nossa nova atribuição como município polo dentro do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra Mulher. Vamos atuar como mobilizadores da sociedade civil, buscando incentivar e fortalecer nas cidades vizinhas a política pública para mulher. Todas as ações que a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família realizar sobre este tema, os municípios que agora pertencem ao polo serão convidados a participar. Terão a oportunidade de vivenciar a experiência de Apucarana enquanto organismo de política pública para mulher”, explicou a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Machado.

Dando uma dimensão do trabalho realizado em Apucarana neste tipo de assistência à mulher, Denise cita que o Centro de Atendimento a Mulher (CAM) atendeu só neste ano 203 novos casos. “Temos ainda os atendimentos sequenciais que já estão na casa dos 900. Tenho muita convicção que vamos conseguir colaborar com muitos municípios na implementação de organismos de políticas públicas para mulheres”, afirmou Denise

A reunião de hoje foi organizada pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família em parceria do governo do estado. O evento teve como palestrante a coordenadora da assessoria de políticas para mulheres da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Terezinha Beraldo Pereira Ramos, que abordou o tema “Mobilização dos Municípios do Enfrentamento a Violência contra Mulheres”. Os municípios vinculados ao polo de Apucarana são: Arapongas, Cambira, Califórnia, Bom Sucesso, Sabáudia, Mauá da Serra, Marumbi, Marilândia do Sul, Rio Bom, Novo Itacolomi, Kaloré e Jandaia do Sul.

Publicações Recomendadas