Ao participar na noite de ontem (18) da abertura da 21ª Festa da Cerejeira, na Associação Cultural e esportiva de Apucarana (ACEA), o prefeito Beto Preto enalteceu o pioneirismo dos japoneses no Município e destacou sua contribuição no desenvolvimento do município. “As primeiras famílias chegaram aqui em 1936 e, portanto, no próximo ano (2016), Apucarana celebrará os 80 anos da imigração japonesa em Apucarana”, lembrou Beto Preto, frisando que é uma data histórica e muito significativa para o município.
Ainda com relação a essa comemoração, o prefeito disse que irá se reunir com a diretoria da Acea e lideranças da colônia japonesa, para deliberar sobre o projeto a ser executado. “Já temos algumas sugestões apresentadas como a instalação de um tori (portal japonês) e iremos definir em conjunto a localização e o formato da praça e/ou monumento alusivo aos 80 anos da imigração japonesa em Apucarana”, assinalou.
A cerimonial teve a presença do Cônsul do Japão para o Paraná, Takahiro Yuato; o presidente da ACEA, Paulo Yoshii; o tenente-coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini; Jayme Leonel (ACIA); vereador Luiz Magalhães, representando a Câmara; e o padre Roberto Carrara.
Yoshii saudou o público e lembrou que a festa é realizada para preservar a cultura e as tradições do povo japonês, mas também para celebrar a amizade com o povo brasileiro. “A Festa da cerejeira serve ainda para as gerações futuras, como forma de valorizar a cultura e os antepassados“, assinalou o presidente da ACEA.
O Cônsul Takahiro Yuato manifestou suas congratulações pela realização da tradicional festa da colônia japonesa de Apucarana, destacando que ela foi incluída no calendário de eventos comemorativos dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e dos 100 anos de imigração japonesa no Paraná.
No primeiro dia da festa, o ponto alto foi a apresentação do Trio Yui, integrado por três artistas premiados no Japão que se apresentaram com instrumentos tradicionais daquele país, que são o koto (harpa horizontal), shamissen (instrumento de corda, tipo violino) e shakuhachi (flauta de bambu).
A Festa da Cerejeira prossegue até domingo com diversas atrações e a estimativa de participação de cerca de 30 mil visitantes de Apucarana, de cidades do Vale do Ivaí e até de outras regiões do Paraná. A programação artística e cultural inclui apresentações de Taikô (tambores), Sakurá Odori (dança da Cerejeira), Bon Odori (reverencia aos antepassados) e outras atrações da cultura oriental e também da cultura regional.
A Festa da Cerejeira mantém ainda estandes do Salão do Automóvel, Feira da Indústria e Comércio, Feira de Pequenos Produtores e a praça de alimentação, com destaque para os pratos da cozinha japonesa, tais como o Sukyaki, Yakissoba, Udon, Sushi, Sashimi e Tempurá.