As 37 escolas da rede municipal de Apucarana estão recebendo novos tabuleiros e peças para aulas de xadrez. A Autarquia de Educação (AME) adquiriu, por meio de licitação, 600 kits do jogo que contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças. O investimento total soma R$ 20.400,00.

O aprendizado do jogo de xadrez foi sistematicamente implantado na rede municipal de ensino em 2013, por meio de uma parceria entre a AME, a Secretaria de Esportes e o Centro da Juventude Alex Mazaron. “Os professores de educação física foram capacitados e orientados a ministrarem aulas semanais de xadrez para os alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental. Os novos kits representam um reforço a esse projeto”, afirma Jossuela Pinheiro, superintendente do CEJA.

Ela ainda destaca que, durante os Jogos Municipais das Crianças, de 22 a 30 de junho, cerca de 100 estudantes competirão na modalidade do xadrez. “As escolas realizaram previamente uma eliminatória para a escolha dos seus representantes e os melhores classificados participarão da terceira edição dos Jocas”, detalhou.

A diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, ainda chama atenção para os principais benefícios que o jogo traz para os alunos. “Ele potencializa o raciocínio lógico, desenvolve a capacidade de concentração, observação, reflexão e de análise de problemas e é fundamental para a construção do conceito de matemática”, citou.

Segundo Marli, o incentivo à prática esportiva nas escolas é uma prioridade para a atual administração municipal. “No mês de março, as unidades de ensino já receberam conjuntos de bolas oficiais de diversas modalidades, bombas para bolas com bico, redes de futsal, basquete e ping pong, jogos de coletes para times, bambolês, colchões, colchonetes, fitas para ginástica artística e rítmica, raquetes e petecas para badminton, pistas de miniatletismo, rolos de corda para capoeira e cones de sinalização. Além disso, a atual gestão também se preocupa com a reforma das quadras esportivas, pois algumas estavam em péssimas condições e ofereciam riscos aos estudantes”, finaliza.

Publicações Recomendadas