Cerca de trezentas pessoas participaram no último sábado, no Auditório Gralha Azul (Unespar/Fecea), de Encontro de Formação de Conselhos Comunitários de Saúde. O evento teve como tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
Click e acompanhe esta matéria em áudio
A proposta, conforme explicou o prefeito Beto Preto na abertura do encontro, é transmitir conteúdo e informações, no sentido de que as pessoas entendam a gestão e como funciona o sistema de saúde pública. “Conhecendo melhor o processo, as pessoas podem participar ativamente, cobrando seus direitos e apresentando sugestões, ou seja, passando a exercer efetivamente a sua cidadania”, avaliou.
Do encontro de formação participaram donas de casa, comerciantes, estudantes, professores, servidores públicos e trabalhadores em geral. Todos receberam orientações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a estrutura de atendimento da saúde pública de Apucarana. Os participantes também assistiram a duas palestras ministradas pelo Promotor de Justiça, Tiago Cava, que abordou os aspectos jurídicos e normativos da participação popular nas políticas públicas; e pela doutoranda Liana Bassi (16ª Regional de Saúde), que fez um resgate histórico da participação popular no período da ditadura militar e também, após a nova Constituição Federal de 1.988.
Ao final do encontro foram compostos 30 conselhos comunitários de saúde, ligados a 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e mais três atrelados a distritos. Os conselhos têm presidente, vice-presidente e dois secretários, além de outros membros.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Letícia Cristina Bento, disse que o foco do encontro é o “empoderamento” dos integrantes dos conselhos locais de saúde. “Queremos que estes conselhos contribuam no debate da construção das políticas públicas de saúde de Apucarana, exercendo sua cidadania de pleno direito”, explicou Letícia.
Conforme ponderou ela, até hoje existia apenas o Conselho Municipal de Saúde. “A partir de agora, com a formação dos conselhos de bairros e com as pessoas compreendendo a gestão e o que é viável, elas possam participar mais e também cobrar seus direitos”, assinalou.
O secretário municipal de saúde, Roberto Kaneta, disse que na Conferência Municipal de Saúde, prevista para os dias 3 e 4 de julho, Apucarana fará um resgate do movimento social da década de 80, que foi determinante para a construção do SUS. “Vamos receber na cidade, o médico sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, da Unicamp (Campinas-SP), que foi um dos responsáveis pela instituição do SUS, juntamente com os doutores Sérgio Arouca e Gilson Carvalho”, anunciou Kaneta, acrescentando que o médico e atual prefeito de Apucarana, Beto Preto, atuou ao lado destes profissionais, no primeiro governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.