Ao lado do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep), Edson Campagnolo, o prefeito Beto Preto, e o vice-prefeito e vice-presidente da Fiep para a região Norte do Paraná, Júnior da Femac, participaram nesta sexta-feira (22/05) da inauguração da Casa da Indústria.Localizado em imóvel central, na Rua Renê Camargo de Azambuja, 787, o espaço vai abrigar sindicatos industriais com sede em Apucarana.
O evento fez parte da programação da Semana da Indústria 2015 no Norte do Estado. “Todas as iniciativas que fomentam o nome da cidade e geram bons frutos tem o apoio da Prefeitura de Apucarana. A Casa da Indústria é com certeza uma destas iniciativas, contribuirá para articulações de novas ações para o setor industrial da cidade e região”, disse o prefeito Beto Preto, que em seu discurso salientou outras parcerias da administração municipal com o Sistema Fiep, dando destaque ao desenvolvimento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Cujos cursos tiveram grande presença, sobretudo nos anos de 2013 e 2014 e agora, na retomada, queremos continuar com esta forte parceria”, concluiu Beto.
Inicialmente, as atividades da Casa da Indústria iniciam com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Autopeças de Apucarana (Sindimetal) e Sindicato da Indústria do Arroz, Milho, Soja e Beneficiamento do Café do Estado do Paraná (Samisca). Posteriormente, outras entidades sindicais empresariais ligadas à indústria poderão se transferir para o local. Além disso, a casa servirá para que a Fiep desenvolva outras ações de fortalecimento sindical na região.
O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, informou que estruturas similares já existem em Ponta Grossa, Cascavel e Londrina. “A abertura deste local em Apucarana é motivo de grande festa para a Fiep. Agradeço a presença e o apoio do prefeito e do vice, que também faz parte do nosso Sistema, e que são duas pessoas que conhecem bem a realidade e às necessidades do setor industrial”, frisou Campagnolo.
Segundo ele, o nome “casa” é bastante significativo sobre os objetivos da iniciativa. “Poderia ser espaço, posto avançado, mas não, o nome é Casa da Indústria, pois a palavra “casa” simboliza união, lugar de intimidade, e é isto que o projeto propõe, entidades sindicais mais conectadas entre elas e com o Sistema Fiep”, concluiu Campagnolo.
Para o presidente do Sindimetal Apucarana, José Bittencourt, a ação é fundamental para os sindicatos e indústrias da região, pois demonstra a preocupação da Fiep com o interior. “Com esse investimento, o interior pode mostrar sua força”, comenta Bittencourt.
Já o presidente do Samisca, Sérgio Biazze, considera o projeto um grande incentivo para os sindicatos da região. “A Casa da Indústria será um ponto de apoio para as indústrias”, conta. “Nosso sindicato, comprometido em aproximar-se cada vez mais de seus associados, acredita que essa iniciativa irá auxiliar em nosso plano associativismo mais efetivo, e promover uma maior interação entre os sindicatos e a Federação”, completa.
Além de Apucarana, a programação da Semana da Indústria 2015 aconteceu ainda nas cidades de Ponta Grossa, nos Campos Gerais; Dois Vizinhos, no Sudeste; Marechal Cândido Rondon, no Oeste; Maringá, no Noroeste; e encerra na próxima segunda-feira (25) em Curitiba, envolvendo toda a região metropolitana da capital.
A indústria do Paraná – O setor industrial tem grande importância para a economia do Estado. São 50 mil estabelecimentos industriais, de 32 segmentos, que geram 870 mil empregos. O PIB Industrial do Paraná alcançou R$ 62,7 bilhões em 2012, sendo o quinto maior do país – atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A indústria responde por 24,5% do PIB do Paraná. Todo este setor é representado pela Fiep, por meio de seus 109 sindicatos industriais filiados.