Com o objetivo de aproximar compradores e fornecedores, o programa de compras públicas (Compra Apucarana) realizou nesta sexta-feira (22/05) o segundo encontro de sensibilização. Realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), o evento também divulgou o cronograma de ações para os próximos meses, que prevê capacitações e a realização de um encontro de negócios.

O programa é desenvolvido através de uma parceria entre o Comitê da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de Apucarana, Prefeitura de Apucarana, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Observatório Social de Apucarana, Acia e Escritório de Negócios.O secretário municipal de Indústria e Comércio, Láercio Beani da Costa, lembra que o “Compra Apucarana” foi lançado no ano passado, quando houve a primeira sensibilização. “Esse é o segundo encontro que estamos realizando, reunindo as instituições públicas e as empresas privadas. O objetivo é fortalecer os vínculos, ampliar o diálogo e despertar o interesse para esse nicho de mercado”, frisa Laércio.

De acordo com o secretário, o programa busca alcançar especialmente as micro e pequenas empresas, capacitar, informar sobre editais e licitações e aproximar compradores e vendedores. “Por meio de um encontro de negócios, que vai ocorrer em junho na sede do Núcleo Regional de Ensino de Apucarana, vamos reforçar esse ambiente de aproximação. São oportunidades para lembrar que o serviço público não executa somente obras e compra inúmeros outros itens necessários para atender as suas necessidades diárias”, salienta Laércio.

O presidente da Acia, Junior Serea, afirma que houve vários avanços desde a implantação do programa, entre os quais o Escritório de Negócios que foi implantado neste ano e que funciona em espaço cedido pela Acia. “O escritório é um ponto de referência, que vai junta num banco de dados e distribui as informações relacionadas ao o negócio das compras públicas. Queremos que os empresários locais enxerguem o setor público como mais uma oportunidade de faturamento”, ressalta Serea.

Compradores públicos são instituições como Prefeitura e autarquias municipais, Sesc, Sesi, Senai, Sebrae, Fiep, Copel e Sanepar, além de escolas e universidades, instituições financeiras, corporações militares e entidades de classe.“Ao todo, foram elencadas 47 instituições e que representam anualmente um mercado de mais de R$ 100 milhões”, afirma José Henrique Martins, consultor do Sebrae.

Entretanto, a participação das empresas de Apucarana ainda é pequena diante do volume de negócios gerado pelo setor. “Somente a Prefeitura de Apucarana comprou no primeiro quadrimestre deste ano R$ 17 milhões em bens e serviços. Deste montante, apenas R$ 6 milhões foram fornecidos por empresas locais. Foram 49 empresas de Apucarana que forneceram para a Prefeitura neste período contra 126 de fora da cidade”, compara Martins.

As próximas ações do Programa Compra Apucarana são a capacitação de compradores (9 de junho, no Sebrae), preparação dos fornecedores (8 a 10 de junho, no Sebrae; e 20 a 22 de julho, na Acia), e encontro de negócios (23 de junho, no Núcleo Regional de Ensino).As inscrições devem ser feitas antecipadamente, para a formação de turmas de 25 participantes, junto ao Escritório de Negócios. Mais informações pelo telefone 3033-6670.

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