O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), manteve audiência nesta semana no Ministério do Esporte, em Brasília, para tratar dos últimos trâmites referentes à construção de um Centro de Iniciação Esportiva (CIE), no valor de R$ 4,2 milhões. A obra – já licitada – será construída no Parque do Japira, situado no Jardim América. A empreiteira vencedora da concorrência pública foi uma construtora de Cascavel.
Acompanhado do chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffman, Arilson Chioratto, Beto Preto foi recebido por Ivan Alves Soares (chefe de gabinete do Ministro Geoge Hilton) e Auremeire Freitas de Souza (Assessoria Parlamentar do Ministério do Esporte). “O CIE de Apucarana está priorizado e em breve deve obter a liberação do Ministério do Esporte”, assegurou o prefeito, revelando que no Paraná, por enquanto só foram liberados os projetos de Guarapuava e Foz do Iguaçu.
Concebido pelo Ministério do Esporte no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) tem como meta ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em regiões de vulnerabilidade social. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
Com ginásio poliesportivo e outras estruturas, os CIES podem receber até 13 modalidades olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica. “O CIE de Apucarana deverá estimular ainda a prospecção de talentos e a formação de atletas, além de poder receber competições locais e regionais”, destaca o prefeito Beto Preto (PT). Ele revela que o CIE estará integrado à Rede Nacional de Treinamento que o Ministério do Esporte começa a estruturar, focado no legado olímpico do País, que irá sediar as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
Para viabilizar o CIE, Apucarana doou uma ampla de terras, junto ao Parque Japira, no Jardim América. O Centro de Iniciação Esportiva terá área construída de 3.750 metros quadrados, incluindo um ginásio poliesportivo com arquibancada para cerca de duzentas pessoas, área de apoio para administração, sala de professores e técnicos, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. O projeto também prevê uma pista de atletismo, áreas para arremesso de peso e salto em altura e distância, todosde acordo com o padrão oficial estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo.