A comunidade do Distrito de Caixa de São Pedro, distante cerca de 30 quilômetros do centro de Apucarana, recebeu na noite de quinta-feira (15/05) a confirmação de que, dentro de alguns meses, a prefeitura irá disponibilizar lotes urbanizados a famílias residentes na localidade que se enquadram no Programa Municipal de Habitação Minha Casa. A informação foi repassada pessoalmente pelo prefeito Beto Preto, que juntamente com o vice-prefeito Júnior da Femac, secretariado municipal e vereadores, manteve reunião com os moradores junto às instalações da Escola Municipal Wilson de Azevedo.
Click, ouça e baixe a matéria em áudio
O projeto, segundo relatou o prefeito, será desenvolvido pelo município junto a uma área de 24.200 metros quadrados às margens da PR-444 junto ao acesso principal do distrito. “A desapropriação por fins de interesse social já foi autorizada pela Justiça da Comarca de Apucarana através de auto de imissão provisória de posse em favor do município e um valor monetário para aquisição já está depositado em conta judicial”, revelou Beto Preto.
O plano da prefeitura é parcelar a área em cerca de 40 lotes residenciais com área de 200 metros quadrados e destinar pelo menos 8 mil metros quadrados para lotes industriais. “É um projeto voltado exclusivamente para os pais e mães trabalhadoras deste distrito, para que tenham o seu lar. Um compromisso que temos com a comunidade e estamos dando andamento, já que a demanda por terrenos aqui em Caixa de São Pedro é muito grande, pois as pessoas não têm mais opções de área para construção. Muitas vezes, em um único terreno onde moravam os pais, e que hoje já são avós, existem até três residências”, exemplificou o prefeito Beto Preto.
A reserva de lotes para empresas tem como meta a atração de empreendimentos para fixação da mão de obra local. “Hoje os trabalhadores precisam se deslocar até a sede em ônibus lotados e esperamos que isso possa ter fim com este projeto, com os moradores do distrito encontrando colocação profissional perto de suas moradias”, comentou o prefeito.
O cadastramento das famílias do distrito que se enquadram no projeto municipal será feito pela Secretaria da Assistência Social. “Este projeto vem ao encontro das necessidades do nosso distrito, que é a oferta de mais moradias. O que o prefeito está confirmando agora é uma luta muito antiga da nossa comunidade. Com isto teremos mais qualidade de vida”, destacou Ângelo Miquelão, presidente da Associação de Moradores. Ele relata que devido a falta de lotes para construção habitacional, existem atualmente moradias irregulares no entorno da quadra esportiva. “Com este projeto o problema poderá ser sanado e a possível remoção das famílias em ocupação ilegal vai possibilitar futuras melhorias na praça esportiva. Hoje se for promovida uma obra de fechamento da quadra, por exemplo, estas famílias ficarão presas, não terão mais saída”, relatou.
Outro morador que enalteceu a conquista viabilizada pela prefeitura foi o líder comunitário Erlan Robson Bosso. “Hoje muitas pessoas acabam se mudando do distrito pela falta de lugar onde morar, outros moram no fundo da casa dos pais, dos sogros, então este anúncio do prefeito é uma conquista a ser comemorada por todos”, destacou. Ele frisa que o cenário atual é bastante prejudicial tanto na esfera social quanto econômica. “Famílias boas daqui acabam indo embora e com isso, ao longo do tempo, diminui alunos na escola, diminui crianças na creche”, lamentou.
Além do projeto habitacional, o prefeito Beto Preto também anunciou reforma e ampliação da Escola Municipal Wilson de Azevedo. “Vamos licitar as melhorias em breve, em um pacote de obras que vai contemplar ainda pelo menos outras cinco escolas da rede”, finalizou. Atualmente, a Autarquia Municipal de Educação mantém obras do gênero em 11 estabelecimentos de ensino, entre escolas e centros municipais infantis.