Com a presença do prefeito Beto Preto e do secretário da Saúde, Roberto Kaneta, foi lançado oficialmente na manhã de hoje (9), na Unidade Básica de Saúde Pedro Barreto, na Vila Reis, o dia “D” da campanha nacional contra a gripe em Apucarana. Os 25 postos de saúde da cidade ficarão abertos até as 17 horas à disposição dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para receber a imunização gratuitamente através da rede pública de saúde.
De acordo com levantamento do setor de epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), nos quatro primeiros dias da campanha, iniciada na última segunda-feira, foram vacinadas 5 mil pessoas. A meta é atender 35 mil moradores de Apucarana que se encontram dentro dos grupos mais vulneráveis às complicações da gripe.
A vacina da gripe é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população carcerária, funcionários do sistema prisional e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão e diabetes), os quais devem apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação.
O prefeito Beto Preto enfatizou a importância de a vacina ser recebida logo nos primeiros dias da campanha e mesmo no Dia D. “O fator prevenção é fundamental quando se trata de saúde. Vamos fazer uma corrente da saúde, com todos fazendo um papel mobilizador dentro da sua família, entre seus vizinhos, na sua comunidade. Procurem os postos de saúde para se imunizar. Assim vamos diminuir as doenças relacionadas à gripe que podem se transformar num quadro grave. Estamos aqui para prevenir isso”, conclamou Beto Preto.
Beto Preto orientou ainda os agentes de saúde desenvolver uma ação de busca ativa junto à comunidade. “Busquem e tragam para dentro dos postos de saúde a população que precisa tomar a vacina. Vamos fazer um exemplo de cobertura de vacinação”, afirmou, sugerindo um chamamento através das associações de bairro e outras formas organizadas da comunidade.
O secretário da Saúde Roberto Kaneta lembrou que o vírus H1N1 já produziu 4 pandemias no mundo, como a gripe espanhola, em 1918, quando morreram 40 milhões de pessoas. “As grandes epidemias de gripe surgem de tempos em tempos, como a pandemia do H1N1 (gripe suína) de 2009, que somou 4 mil óbitos no mundo. A diferença de mortalidade entre as duas ocasiões se deve a vacinação. Por isso a importância da cobertura vacinal. Conclamo a população a buscar a imunização o quando antes”, disse Kaneta.
Uma das primeiras da fila para receber a vacina hoje pela manhã na UBS Pedro Barreto, Alice Walters Godoy, de 74 anos, falou a importância desse cuidado anual com sua saúde. “Toma a vacina há muitos anos e depois disso nunca mais tive gripe. Todo mundo que tem direito não deve perder essa chance”, aconselha.
A vacinação contra a gripe segue até o dia 22 de maio, em todo o país. “Até o fim da campanha, as doses estarão disponíveis de segunda a sexta-feira nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacina, no horário de 8 às 17 horas”, informa o coordenador de epidemiogia da AMS, Luciano Silva. Participaram na solenidade do lançamento da campanha o sub-prefeito do distrito da Vila Reis Antônio Marcos da Silva, o vereador Magalhães e um dos médicos da UBS Pedro Barreto, Osvaldo Augusto Zardo.
.