Com a meta de vacinar 34.971 pessoas, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana entra a partir desta segunda-feira (04/05) na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização vai estar disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em todas as unidades básicas de saúde com sala de vacina. Os detalhes da campanha no município, que vai até o dia 22 de maio, foram apresentados nesta quinta-feira (30/04), na sede da autarquia, pelo superintendente de Vigilância em Saúde,AguinaldoAparecido Ribeiro, e pelo coordenador do Departamento de Epidemiologia, Luciano Pereira da Silva. “A campanha é voltada para os grupos que são mais vulneráveis às complicações da gripe e as doses são gratuitas”, esclareceu Aguinaldo.

Além de pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinados os trabalhadores de saúde da rede pública e privada, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes em qualquer estágio, as puérperas (até 45 dias após o parto), os povos indígenas, “e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os quais devem apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação”, complementou Luciano, coordenador de Epidemiologia. Ele destaca que em Apucarana a população carcerária e os agentes também serão imunizados. “O trabalho deve acontecer já na próxima semana, atendendo a 334 pessoas, entre presos e agentes carcerários”, informa.

No “Dia D” da campanha, que acontece no dia 9 de maio (um sábado), das 8 às 17 horas, a dose da vacina vai estar disponível em todas as unidades básicas de saúde, independentemente de terem ou não salas de vacina. “Às 8 horas, no posto de saúde Pedro Barreto, no distrito da Vila Reis, vamos promover um ato oficial de lançamento da campanha com a presença do prefeito Beto Preto e do secretário de Saúde, Roberto Kaneta”, relatou Aguinaldo, superintendente da AMS.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado – H1N1, H3N2 e influenza B -, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Agripediminui a resistência do organismo a outrasinfecções, facilitando a instalação de bactérias que causam pneumonias,otites, sinusites, amigdalites e outras doenças. Mais informações sobre a campanha contra a gripe no município podem ser obtidas pelo telefone 3422-5888.

Publicações Recomendadas