Com uma plenária composta profissionais da assistência social, saúde, educação, esporte e de entidades voltadas ao atendimento de pessoas com necessidades especiais, Apucarana realizou hoje a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A programação envolveu palestra, atividade artística e debates em torno do tema principal do evento: “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência”.

As discussões, no entanto, foram conduzidas de forma a propor e buscar meios de consolidar as políticas públicas voltadas aos portadores de necessidades especiais do município. “Tivemos muitos avanços como na educação, no mercado de trabalho, entre outros aspectos, mas há muito que conquistar ainda. O preconceito velado tem que ser quebrado, tem que deixar de existir. A pessoa pode ter limitações, mas isso não faz dela inferior”, diz a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Nazarko.

A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, conclamou os presentes a pensar, dentro das suas respectivas áreas, qual o seu papelna garantia dos direitos da pessoa com deficiência. A partir daí, todos nós temos que pensar juntos sobre o que pode ser feito. Não há mudanças sem enfrentamento e luta”, conclamou Márcia.

Promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, da Secretária Municipal de Assistência Social, a conferência teve como palestrante, Fernanda Prado, Assistente Social e mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha no INSS desde 2009, como Assistente Social, que abordou o tema “Benefícios Previdenciários e Assistenciais para Pessoa com Deficiência”.

Em seu discurso na abertura do evento, realizado na Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), o prefeito Beto Preto destacou a importância da participação popular nos conselhos municipais. “Esse foi um dos muitos objetivos alcançados em nossa administração. Nas gestões anteriores, a maioria dos conselhos funcionava apenas no papel e hoje todos estão efetivamente formados e com participação popular”, observou Beto Preto.

A conferência foi encerrada com a plenária de apresentação e validação das diretrizes visando à implementação de políticas públicas aos portadores de necessidades especiais, as quais serão levadas pelos delegados que representarão Apucarana na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Publicações Recomendadas