A Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) realizou nesta sexta-feira (20/03), em sua sede, a entrega de mais 12 cadeiras de rodas motorizadas a pacientes inscritos no programa federal “Viver sem Limites”. As cidades atendidas nesta etapa foram Borrazópolis, com nove equipamentos, Kaloré (2) e Bom Sucesso (1).
Apucarana, como cidade sede da Adefiap, já teve cadeirantes contemplados em outras etapas. Segundo a coordenação da entidade, atualmente há cerca de 80 outros pedidos de benefícios para a cidade e região em trâmite junto ao Governo Federal. A solenidade de repasse das cadeiras motorizadas foi prestigiada pelo prefeito de Apucarana, médico Beto Preto (PT), vice-prefeito Júnior da Femac (PDT) e pelo secretário de Governo, Sérgio Luiz Barroso.
“Estou muito emocionada, pois este trabalho é feito com muito carinho junto ao Ministério da Saúde, em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), 16ª Regional de Saúde do Governo do Paraná e colaboradores dos municípios da área de abrangência de nossa entidade. Vivemos um tempo especial com este programa. Nunca antes um governo federal dedicou tanta atenção a entidades como a nossa”, salientou Emília Cretuchi, presidente da Adefiap.
Além de Apucarana, a associação possui pacientes em 16 outras cidades do Vale do Ivaí. São cerca de 1,5 mil associados, a maioria carente financeiramente. “Esta entidade é um exemplo, no Paraná, pela firmeza e pela luta na condução dos trabalhos. A prefeitura é apenas um instrumento neste processo do Viver sem Limites, todos os méritos a equipe da Adefiap, que com lutas como estas dá mais autonomia para que pessoas possam ir onde quiserem, em locais onde antes tinham dificuldades”, disse Beto Preto.
Moradora de Borrazópolis, Rosa de Lima Macedo, de 88 anos, conquistou sua primeira cadeira motorizada. “Estou muito feliz. Até chorei quando recebi a ligação me avisando que iria ganhar uma. A vida vai ficar mais fácil agora”, declarou.
O vice-prefeito Júnior da Femac, que tem o pai cadeirante, fez um relato pessoal da importância do equipamento motorizado. “Tenho uma história dentro da família e sei que a maior irritação de uma pessoa com necessidade especial é não poder fazer as coisas. O Viver sem Limites veio para dizer que todos têm condições de fazer o que desejarem. Tem muita coisa para melhorar? Tem, todos sabemos, mas o Brasil mudou muito com este governo, que ao contrário de outros, destina recursos para ajudar aqueles que mais precisam”, disse o vice-prefeito de Apucarana.
Criado em 2011, o “Viver sem Limites” integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa fomentar programas e outras ações no sentido de garantir autonomia, liberdade e independência deficientes físicos brasileiros. Cada cadeira motorizada custa em torno R$5 mil, e a verba é liberada pelo Governo Federal via Fundo Municipal da Saúde. Na parceria, a Adefiap, entidade vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável pelo cadastro dos interessados, solicitação, compra e repasse da cadeira. A Autarquia de Saúde atua no trâmite burocrático, avaliação e análise da necessidade, e intermediação para liberação dos recursos federais. Além de cadeiras motorizadas, o “Viver sem Limites” fornece ainda cadeiras convencionais e de banho aos cadeirantes, além de cães-guias, moradias populapes adaptadas, entre outras ações.
Segundo resultados divulgados pelo IBGE, do Censo 2010, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população.Cadeirantes interessados em se cadastrar no programa podem procurar a Adefiap, que funciona na Rua Ponta Grossa, 821 – Telefone: 3423-2822.