Uma semana depois de abrir seu ponto de comercialização, o “Espaço Mulher”, localizado na Rua Osvaldo Cruz, o projeto Economia Solidária Protagonismo Feminino de Apucarana recebeu hoje (15) a visita de um grupo que realiza o mesmo trabalho em Londrina. Cerca de 30 pessoas, integrantes do Programa Municipal de Economia Solidária, vieram conhecer a experiência local visando troca de experiência e incentivar quem está apenas começando um trabalho já realizado com sucesso por elas.
O programa de economia solidária de Londrina completa 10 anos em 2015, com 62 grupos formados, reunindo cerca de 250 pessoas. Com o diferencial de envolver tanto homens como mulheres, a iniciativa em Londrina atua em quatro segmentos: confecção, artesanato, alimentação e prestação de serviço. Lá, o Centro Público de Comercialização da Economia Solidária, um espaço destinado à venda de produtos artesanais confeccionados por integrantes do programa, está localizado nas proximidades do cruzamento das avenidas JK com a Rio de Janeiro.
“Viemos aqui conhecer o Espaço Mulher e o que vimos só merece elogios. Tem tudo para crescer e se consolidar. Os produtos são excelente qualidade. Os resultados alcançados em Londrina são muito bons. Temos casos em que o valor da comercialização já representa a renda da família e em outros é um bom complemento”, diz a técnica do Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina, Vilma Maria Mostachi.
“Essa visita é um intercâmbio. É um momento de troca de idéias e experiências. Estamos iniciando conversação para comercializarmos nossos produtos em Londrina e vice-versa, visando enriquecer ainda mais o processo de comercialização e geração de renda”, informa a supervisora do Projeto Economia Solidária e Protagonismo Feminino, Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton).
A secretária da Família e Assuntos da Família, Denise Machado, lembrou a visita que as integrantes do Projeto Economia Solidária fizeram ao Centro de Comercialização de Londrina na fase de implantação da iniciativa em Apucarana. “Vocês também foram um espelho para nós e essa visita é um grande incentivo para trabalharmos e crescermos cada vez mais”, disse Denise.
A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, inaugurou o “Espaço Mulher”, no dia 8 deste mês. O local é destinado à exposição e comercialização da produção artesanal dos empreendimentos que constituem o Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana, uma iniciativa que visa à geração de renda, autonomia financeira e o empoderamento da mulher.
Criado há nove meses, o projeto já atraiu cerca de 70 participantes protagonistas de 23 empreendimentos de economia solidária nas áreas de gastronomia, artesanato, confecção, produtos sustentáveis e plantas medicinais. A adesão das mulheres ao projeto Economia Solidária continua aberta. O “Espaço Mulher” está localizado na Rua Osvaldo Cruz 432, ao lado da Casa da Gestante.