“Luz, câmera, ação! Hoje é dia de Proerd!”, gritavam em coro os estudantes da rede municipal de educação que lotaram o ginásio de esportes do Colégio Glorinha, na noite de ontem (26/11), para receberem seus certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Em 2014, mais de 1.200 alunos, matriculados no 5º ano do ensino fundamental em 33 escolas, participaram do Proerd. Devido ao grande número de crianças, a Autarquia Municipal de Educação (AME) e o Batalhão de Polícia Militar Escolar decidiram realizar a cerimônia de formatura em duas etapas: na quarta e na quinta-feira (26 e 27/11) dessa semana.
O Proerd é o principal projeto de prevenção à drogadição executado pela Polícia Militar nas escolas públicas de todo o país. Por meio dele, os estudantes assistem a onze lições, ministradas por policiais treinados para lidar com público, e são conscientizados sobre os malefícios que as drogas lícitas e ilícitas podem causar às suas vidas.
No município, a iniciativa foi adotada no ano 2000 e, desde então, tem alcançado importantes resultados. “Pesquisas estimam que mais de 90% dos alunos que participam do Proerd não entram para o mundo das drogas”, afirma o Cabo Elias do Nascimento, que junto com a soldado Ana Regina Sebrian, é instrutor do programa nas escolas apucaranenses.
Após concluírem as onze aulas, os estudantes ainda foram convidados a escrever uma redação com o tema “Proerd – Vida e Paz”. O melhor texto de cada instituição de ensino foi premiado com um troféu e um tablet, ambos ofertados pela Autarquia Municipal de Educação.
“O programa me ensinou que a melhor decisão sempre é ficar longe de qualquer tipo de droga, ou seja, cigarros, álcool, maconha e outras, porque elas fazem muito mal ao nosso corpo, à nossa saúde. E mais, fazem mal à nossa mente. Graças ao Proerd, posso dizer que não me envolverei nunca com drogas”, escreveu a aluna Camilla da Silva Martinelli, da Escola Municipal José Brazil Camargo.
A participação dos pais na vida dos alunos também é vista pela Polícia Militar como fator indispensável para o sucesso do programa em longo prazo. “O Proerd planta uma sementinha no coração das crianças, levando informação às escolas. Mas depois cabe aos pais regá-la e fazê-la dar bons frutos, dando amor e carinho aos filhos, preocupando-se em conhecer os amigos deles, e mantendo-os longe das drogas”, reforçou o Cabo Elias aos familiares ali presentes.
A diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, agradeceu a toda a equipe do Batalhão de Polícia Militar Escolar pela parceria mantida há mais de uma década com educação municipal. “O Proerd está fazendo história e muito contribui para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade apucaranense. Parabéns pela iniciativa e pelo brilhante projeto desenvolvido”, disse, no que foi complementada pelo prefeito Beto Preto que finalizou dizendo que “as crianças são o bem mais valioso para o futuro da nossa cidade”.