O Núcleo de Atenção, Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta), em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (11/11) uma capacitação sobre AIV/Aids. O treinamento reuniu cerca de 150 agentes comunitários de saúde e ocorreu no polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Praça Rui Barbosa.

Um dos palestrantes foi o infectologista José Ruy Conde Alves, que apresentou um histórico da doença, além de passar orientações sobre diagnóstico e tratamento. Já a assistente social Cláudia Simplício abordou o tema homofobia e, na sequência, foram repassadas informações sobre formas de transmissão.

De acordo com a enfermeira Elisabete Pereira, coordenadora do Natta em Apucarana, uma das metas do Ministério da Saúde é acabar com a transmissão via sexual até 2030. “No caso dos pacientes infectados é muito importante a continuidade do tratamento para diminuir a carga viral e, em consequência, a possibilidade de transmissão da doença”, explica.

Conforme Elisabete, os agentes de saúde são a ligação entre a população e os demais profissionais da área de saúde. “Eles podem orientar a população que o serviço existe e que é gratuito”, afirma, lembrando que o Natta atende Apucarana e outros 15 municípios da região.

Poucas pessoas ainda seguem a recomendação de fazer anualmente os testes de verificação de doenças sexualmente transmissíveis (Aids, hepatite, sífilis). “Menos de 2% da população faz os testes a cada ano, o que é um índice baixo. Por isso, muitas pessoas podem estar com a doença sem saber e transmitindo”, observa.

Atualmente, 338 pacientes são atendidos no Natta, dos quais 238 são de Apucarana. “São pacientes diagnosticados e que estão sendo acompanhados, mas os números são maiores. De acordo com projeção do Ministério da Saúde, para cada soropositivo de 5 a 10 podem estar contaminados”, alerta.

A prevenção é outra orientação, segundo Elisabete, que os agentes de saúde podem levar para a população, especialmente quanto ao uso de preservativos. “Do início ao fim da relação e não apenas na ejaculação. Esse é um erro comumente cometido, especialmente entre os jovens”, pontua Elisabete, salientando que a capacitação é uma ação preparatória ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece no dia 1º de dezembro.

Publicações Recomendadas