Com a participação de 187 jovens, com idades entre 14 e 22 anos, a Secretaria Municipal da Assistência Social realizou nesta sexta-feira (12/04), no Centro da Juventude, aula inaugural de mais uma turma do Programa Pré-Aprendiz. O momento, que contou com palestra motivacional do empresário Paulo Assis, sócio-presidente da Forquímica Agrociência Ltda, de Cambira, hoje uma multinacional, teve a presença do prefeito Júnior da Femac, além de parceiros da iniciativa como o Sesc Apucarana, Unespar Apucarana e Autarquia Municipal de Educação (AME) e apoiadores como 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana e Guarda Municipal de Apucarana.
Pelos próximos 12 meses, os alunos irão fazer aulas de português, matemática, informática, marketing pessoal, além de praticar uma modalidade esportiva. “O Pré Aprendiz é oportunidade. E oportunidade é algo que você toma posse ou deixa passar e não dá para delegar a mais ninguém. Só depende da própria pessoa. Por isso, o momento é agora, não é amanhã. Aproveitem cada instante das aulas no Centro de Qualificação Total e também no Sesc Apucarana. Não cheguem atrasados para as atividades. Bateu a canseira, façam do mesmo jeito, pois quando uma empresa for procurar um aprendiz, ela vai buscar o histórico de cada um e escolher o mais dedicado”, destacou Júnior da Femac aos jovens.
Enaltecendo a importância do estudo e da qualificação profissional, o prefeito de Apucarana falou da diferença que o estudo fez na vida dele e de sua família. “Fui o primeiro neto a me formar na faculdade. Sou formado engenheiro civil há 25 anos, fiz outras duas pós-graduações e hoje ganho da minha profissão. Dá para cada um de vocês fazer a mesma coisa, sendo funcionário em uma empresa ou instituição pública, ou mesmo sendo dono do próprio negócio, mas tudo isso vai depender de como a pessoa vai aproveitar a sua oportunidade”, disse o prefeito.
Em primeira mão, Júnior revelou que em parceria com o juiz do Trabalho Maurício Mazur, trabalha na elaboração de um projeto de lei em prol dos jovens aprendizes da cidade. “Esse documento deve ser finalizado em breve e, uma vez aprovado pelos vereadores, prevê que toda a empresa vencedora de licitação no Município deverá contratar um jovem aprendiz”, anunciou.
Além de atividades no Centro de Qualificação Total, o Pré Aprendiz da Secretaria Municipal da Assistência Social tem parceria com o Sesc Apucarana, através do Projeto Futuro Integral, onde os jovens têm aulas de letramento, raciocínio lógico e iniciação esportiva, com o campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que oferece o curso Bom Negócio Paraná, que trabalha o empreendedorismo, e com a Autarquia Municipal de Educação (AME). “É muito prazeroso para o Sesc receber os jovens do Pré Aprendiz. Somos parceiros de longa data da Prefeitura de Apucarana e também acreditamos que através da qualificação nossos jovens poderão acessar o mercado de trabalho com maior facilidade, encontrando dignidade, oportunidade e crescimento”, citou Andréia Rinaldo, gerente executiva do Sesc Apucarana.
O vice-diretor da Unespar Apucarana, Leonardo Sartori, parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Vemos um diferencial acontecendo na educação de Apucarana desde o ensino fundamental, que é o ensino do empreendedorismo. O que está bastante alinhado à proposta do Bom Negócio Paraná, que visa fomentar este tipo de atividade. Desde 2014, mais de 3 mil pessoas já foram capacitadas em 65 turmas em Apucarana e outras cidades da região do Vale do Ivaí, mais Arapongas e Sabáudia”, revelou Sartori.
O diretor do Centro de Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas, agradeceu aos parceiros – Sesc e Unespar Apucarana. “São entidades que contam com pessoas realmente preocupadas com o bem comum na nossa sociedade e é uma honra contar com a parceria destas entidades dentro do Pré Aprendiz. Afinal, aqui estão futuros médicos, dentistas, administradores, entre outros profissionais que são o futuro de Apucarana e do nosso Brasil”, lembrou Vilas Boas. De acordo com ele, além de capacitar para o mercado de trabalho, o Pré Aprendiz tem uma função social. “Nosso objetivo é preparar nossa juventude para que siga sempre um bom caminho. E o rumo certo, tirando os jovens das ruas e de outras más influências, tem início através da educação e do trabalho”, conclui o diretor de Qualificação Profissional da prefeitura.
Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Márcia Sousa lembrou que o programa teve início em 2013, quando ela era secretária Municipal da Assistência Social. “Já se passaram seis anos e a gente constata que tudo que é pensado para o bem do outro, sempre tem continuidade. O Pré Aprendiz teve início com a gestão do prefeito Beto Preto e segue firme agora com o prefeito Júnior da Femac”, pontuou, deixando um recado aos 187 jovens inscritos no programa. “Nada na vida é de graça. Esse curso, para que acontecesse, é resultado de um esforço coletivo. Vocês tomaram a decisão de estar aqui. Tudo na vida tem um tempo e vocês escolheram se capacitar. Com certeza vão ganhar muito com o Pré Aprendiz, o que aprenderem aqui vão levar para a vida toda”, finalizou a vereadora.