A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está dando início à quarta etapa do Programa Terra Forte. Após a distribuição e plantio de mudas de uva, figo e goiaba, chegou a vez dos produtores que optaram pelo cultivo do maracujá. Nesta terça-feira (21/10), cerca de 50 produtores participaram de uma reunião técnica, realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Apucarana. Na oportunidade, eles receberem informações sobre o preparo do solo, covas, instalação de palanques e aramados, entre outros detalhes.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, participou da abertura do evento e reafirmou o compromisso da atual administração com a agricultura familiar. “Já garantimos no orçamento de 2015 mais recursos para ampliar o leque de opções e devemos destinar em torno de R$ 700 mil para o Programa Terra Forte. A gente vê que a adesão dos produtores é cada vez maior. Se hoje temos quase 200 pessoas que já aderiram ao programa, queremos chegar em 2016 com um grupo forte, composto por cerca de 400 produtores”, projeta.
“Estamos repassando mudas selecionadas de origem certificada, garantindo ainda toda a assistência técnica, visando um bom desenvolvimento e produtividade”, destaca Beto Preto. O prefeito lembra que, a partir das primeiras colheitas em 2015 e 2016, os produtores da agricultura familiar irão doar parte da sua produção para a merenda escolar das escolas municipais. “A fruta era algo sempre solicitado pelas crianças. Já estamos fazendo isso, mas com o Programa Terra Forte, as frutas integrarão o cardápio da merenda escolar com mais facilidade e fartura”, assinala Beto Preto.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, no total 175 pequenos agricultores se inscreveram no “Terra Forte” e parte deles já recebeu, em etapas anteriores, 14 mil mudas de uva das variedades niágara e bordô. Outros receberam 10 mil mudas de figo da variedade roxo de Valinhos (SP) e outro grupo, mais 2 mil mudas de goiaba. “Junto com as mudas, os produtores recebem insumos para corrigir a acidez do solo, como o fosfato natural e o calcário. Nas próximas etapas vamos distribuir as mudas de morango e banana”, observa.
Segundo o técnico agrícola Robson Menegardi, da Secretaria Municipal da Agricultura e que conduziu a reunião, as 30 mil mudas de maracujá, da variedade FB 200 Yalomaster, serão distribuídas dentro de um mês. “É o tempo necessário para os produtores prepararem o solo e a estrutura de sustentação, que envolve a colocação de palanques e de aramados para a condução do maracujá”, explica Menegardi.