O prefeito de Apucarana, Beto Preto, recebeu nesta sexta-feira (10/10) um grupo de lideranças indígenas e confirmou que o Município colocou à disposição terreno para a construção da Casa de Apoio Indígena. Trata-se de uma área de cerca de 2.400 metros quadrados, localizada aos fundos do Centro Social Urbano, no Parque Bela Vista.
Participaram do encontro o cacique Moisés Lourenço e o membro da liderança jovem, Francisco de Almeida, representando as aldeias Água Branca e Apucaraninha, localizadas no município de Tamarana. Também esteve presente na reunião Aparecido Marcolino, servidor que atua no escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Londrina, e representando o Legislativo, o vereador José Airton Deco de Araújo.
Beto Preto lembra que, em outubro do ano passado, o terreno foi vistoriado por técnicos da Funai, em visita que contou com a presença da arquiteta Jovana Andrade Leal Moreira, da Coordenação Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), órgão que fica em Brasília. “O terreno está definido e agora aguardamos apenas a Funai liberar os recursos para a execução da obra”, afirma o prefeito de Apucarana.
Em reunião, realizada na mesma época em Londrina e que contou com representantes da Prefeitura de Apucarana, lideranças indígenas, Funai e Ministério Público Federal, foi informado que os recursos para a construção da Casa de Apoio Indígena, no valor de cerca de R$ 500 mil, estavam disponíveis. Já o projeto arquitetônico ficou a cargo da Funai e ao Município de Apucarana caberia a elaboração de projetos complementares, bem como intervenções de terraplenagem no terreno que fossem necessárias para viabilizar a obra.