Seis alunas apucaranenses, das redes municipal e estadual, tiveram suas produções textuais classificadas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e foram homenageadas na última semana (sexta-feira – 03/10), no Núcleo Regional de Educação, com a entrega de medalhas. A competição no município foi organizada pela Autarquia de Educação (AME).
A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, que tem caráter bienal, envolveu em 2014 estudantes e professores do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM) de todas as instituições públicas de ensino da cidade. Eles participaram divididos nas categorias: Poema (5º e 6º anos do EF), Memórias (7º e 8º anos do EF), Crônicas (9º ano do EF e 1º ano do EM) e Artigo de Opinião (2º e 3º ano do EM). O tema desenvolvido nesta quarta edição foi “O lugar onde vivo”.
A primeira seletiva aconteceu nas próprias escolas, que escolheram entre os seus alunos o texto as representaria nas fases seguintes. Depois, as produções ainda seriam analisadas pelas comissões municipal (setembro), estadual e regional (outubro) e nacional (novembro). O evento de premiação e a festa final serão no dia 1º de dezembro.
Tiveram seus textos classificados para a etapa estadual e foram condecoradas na manhã de hoje as estudantes Débora Dalla Lastra, da Escola Municipal Professor Alcides Ramos, com o poema “Minha cidade, minha vida”; Kauanny Costa da Silva, da Escola Municipal Antonieta Lautenschlager, com o poema “Minha Cidade”; e Jhessica Kawane de Souza, da Escola Municipal João Antonio Braga Côrtes, com o poema “Curiosidades do meu lugar”.
Já na rede estadual foram escolhidas as produções de Mayra Karyna Helfenstein, do Colégio Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, na categoria Memória Literária; Amanda Karolaine Castro de Oliveira, do Colégio Padre José Canale, na categoria Crônica; e Caroline Freitas Buczenski, com Artigo de Opinião.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Onide Ballan Sardinha, afirmou que o ato de hoje teve o propósito de valorizar as pratas da casa. “Nós poderíamos esperar os resultados a nível estadual, mas nos antecipamos em reconhecer o trabalho dos nossos estudantes e docentes”, disse.
A diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, Marli Regina Fernandes da Silva, por sua vez, agradeceu o apoio da coordenadora pedagógica da AME, Jussara Maziero, que organizou a olimpíada na cidade, e também da comissão julgadora municipal, formada pela professora Gislaine Andrade Ockner, a assessora de imprensa, Mônica Patrícia Costa, e a representante do Grupo Tribuna do Norte de Comunicação, Michela Prestes.
Ela ainda ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelas escolas públicas. “Nós temos um grupo competente de profissionais da educação e eles estão mudando a história do ensino apucaranense”, declarou Marli.