Apucarana está dando um importante passo para solucionar problemas de abastecimento de água em várias regiões da cidade. Como gestor do poder concedente, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, assinou nesta sexta-feira (05/09) a anuência ao contrato de R$ 10,5 milhões que está sendo celebrado entre a Sanepar e a Caixa Econômica Federal (agente financiador). Os recursos serão utilizados para a construção de um reservatório com capacidade para 2 milhões de litros de água e de quatro estações elevatórias que irão melhorar a pressurização da rede.A contrapartida da Sanepar é de cerca de R$ 1 milhão e o projeto também inclui a implantação de 2,2 quilômetros de adutora de água bruta e o remanejamento de 14,5 quilômetros da rede de distribuição.
Click nos links de áudio acima
O ato, realizado no gabinete municipal, contou com a presença do gerente regional da Sanepar, Rui Mendes Junior, do engenheiro da companhia, Leonardo Violin, do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), do secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, e da vereadora Aurita Bertoli.
De acordo com Beto Preto, os recursos foram viabilizados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II – Saneamento). A licitação vai ocorrer ainda neste ano, com as obras previstas para serem executadas a partir do início de 2015.
“Com este investimento viabilizado pelo Governo Federal, em parceria com Sanepar, estamos começando a solucionar um grave problema de desabastecimento que vem ocorrendo, principalmente nos fins de semana, quando aumenta o consumo de água”, anuncia o prefeito Beto Preto. “As regiões Norte e Leste são as mais prejudicadas e, com estas obras, haverá suporte para garantir o atendimento da demanda”, acrescenta.
O reservatório será construído nas imediações do Parque da Raposa e as estações elevatórias em quatro pontos da cidade, localizados no Jardim Ponta Grossa, Jardim Marissol e na região do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. “As melhorias irão otimizar a rede de distribuição de água. Apucarana tem um relevo bastante acidentado e com isso surgem dificuldades da água passar de um ponto a outro com a pressão adequada. Por isso, serão construídas as estações elevatórias, buscando melhorar a pressurização”, explica o gerente da Sanepar.
De acordo com ele, os investimentos vão melhorar a distribuição de água na região Norte e Leste, abrangendo os bairros que ficam próximos ao Núcleo Habitacional Afonso Camargo, Jardim Ponta Grossa, Parque Industrial Norte, Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, Loteamento Sanches dos Santos e Distrito de Aricanduva. “Essas regiões serão beneficiadas diretamente, mas as melhorias também serão sentidas indiretamente em outros pontos da cidade”, observa.