Encontro realizado nesta sexta-feira (29/08), na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), discutiu os últimos detalhes para o lançamento do “Compra Apucarana”. O programa, que tem o objetivo de impulsionar a participação de empresas locais em licitações públicas, será lançado oficialmente no dia 4 de setembro, às 9 horas, no Cine Teatro Fênix. A reunião também buscou divulgar o programa, bem como mobilizar compradores e fornecedores de produtos e serviços para participarem do lançamento.
O “Compra Apucarana” é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), através do escritório local, em parceria com o Comitê da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de Apucarana, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, tendo ainda o apoio da Acia e Observatório Social de Apucarana.
De acordo com Laércio Costa, presidente do comitê e secretário municipal de Indústria e Comércio, a iniciativa visa fortalecer a economia local, incentivando as empresas de Apucarana a participarem dos processos licitatórios. “Será um trabalho de conscientização, incentivando as empresas locais a participarem dos processos licitatórios. O que muitas vezes acontece é que quem acaba participando e fornecendo produtos e serviços são empresas de fora. O nosso objetivo é que as empresas de Apucarana participem cada vez mais e que esse dinheiro fique aqui, gerando emprego e tributos na cidade”, frisa Laércio Costa.
Compradores públicos são instituições como Prefeitura e autarquias municipais, Sesc, Sesi, Senai, Sebrae, Fiep, Copel e Sanepar, além de escolas e universidades, instituições financeiras, corporações militares e entidades de classe. “É um mercado gigante e ainda pouco explorado pelas empresas de Apucarana. Muitos acreditam que são apenas editais milionários, mas não é assim. Existem editais de valores menores, de prestação de serviços. Essa visão equivocada muitas vezes acaba afastando os microempreendedores”, observa José Henrique Martins, consultor do Sebrae no escritório de Apucarana.
O “Compra Direta” também tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, através de um processo de mapeamento e de capacitação. “Estão entre os focos do programa a preparação das empresas para esse mercado, a promoção de encontros de negócios, o tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas, além do envio de avisos e notícias sobre editais e licitações”, cita Martins.