A prefeitura, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, realizou hoje (28) a entrega de certificados a 200 mulheres que concluíram cursos oferecidos gratuitamente no Centro da Oficina da Mulher. O evento, realizado na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi marcado por homenagens e apresentação de vídeo mostrando o dia a dia nas salas de aulas.

Depois de formar 192 mulheres em 2013, a Oficina da Mulher acaba de qualificar, ainda em agosto, outras 200 alunas distribuídas entre os cursos de corte e costura, informática básica, cabeleireira, designer de sobrancelha, bordado em chinelo, decoupagem, biscuit e patch aplique. “Tivemos duas turmas de corte e costura, uma com aulas na Oficina da Mulher, e outra formada por alunas do Núcleo Dom Romeu que tiveram acesso ao curso através do ônibus itinerante”, informa a diretoria da Secretaria da Mulher Mara Nicolau.

Outro detalhe que chama a atenção é o número de mulheres da zona rural que acabou de concluir o curso de informática básica, freqüentando aulas semanais na Oficina da Mulher. “Era uma sonho aprender informática. Hoje quase tudo depende do computador e essa foi a oportunidade que eu estava esperando. Só falhei na aula uma vez e estou pronta para colocar em prática tudo que aprendi”, diz Aparecida Penha Fudai, 55 anos, moradora num sítio localizado na estrada do Bertasso.

Entre as formandas foram registrados vários casos de inserção no mercado de trabalho graças à capacitação que acabam de adquirir. Ana Paula Garcia montou um salão de beleza na casa da mãe assim que concluiu, no ano passado, o curso de cabeleireira na Oficina da Mulher. “Agora recebi o certificado de designer de sobrancelha. Para mim essa qualificação foi uma excelente oportunidade para montar meu próprio negócio. Minha renda é superior ao meu salário que recebia no comércio”, compara.

A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Machado comemora a crescente adesão aos cursos oferecidos na Oficina da Mulher. “Estamos atingindo o objetivo de proporcionar autonomia financeira para as mulheres. Vemos histórias de luta e superação. Estamos também cumprindo o propósito de ofertar cursos também nos bairros e zona rural, facilitando o acesso das interessadas à capacitação”, observa a secretária.

Denise orienta as mulheres a procurarem as lideranças comunitárias do seu bairro para fazer um cronograma de solicitação de cursos para que sejam atendidas através da Secretária da Mulher nos bairros onde moram. “Eliminamos assim o fator ‘dificuldade de locomoção’ que impede muitas pessoas de freqüentarem nossos cursos no Centro de Oficinas”, completa Denise.

Publicações Recomendadas