Diante de uma grande plateia reunida no salão nobre do paço municipal, o prefeito Beto Preto assinou, na manhã de hoje (27/08), o decreto que autoriza o avanço salarial para mais de 500 professores e assistentes infantis da Autarquia de Educação (AME). O benefício trata-se de um direito previsto no plano de cargos e carreira da categoria (Lei 80/2002).
Têm direito a recebê-lo todos os educadores que já passaram pelo período de estágio probatório. Os avanços horizontais e verticais na tabela de níveis salariais acontecem a cada dois anos. O primeiro contempla os servidores de acordo com o seu tempo de serviço e a participação em cursos de formação continuada. Enquanto o segundo premia os profissionais do magistério que concluem uma graduação ou especialização específicas para a área de educação.
O avanço implicará em um aporte de cerca de R$ 300 mil reais na folha de pagamentos da AME. A notícia foi recebida com alegria pelos presentes, uma vez que os valores já estarão disponíveis em suas contas bancárias nesta sexta-feira (29/08), juntamente com o salário referente ao mês de agosto.
A diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, explica que os benefícios pagos são retroativos ao mês de janeiro de 2014. “Esse é um momento especial para todos os professores, em que o reconhecimento pelo seu trabalho vem na forma de pecúnia. Aqueles, cujo abono não ultrapasse R$ 400,00, receberão o valor em uma única parcela. Já quem tiver direito a um montante maior, deverá recebê-lo em quatro vezes”, disse.
O prefeito Beto Preto, por sua vez, reafirmou o compromisso da sua administração em manter os vencimentos e benefícios dos servidores rigorosamente em dia. “Quando nós assumimos o município, algumas pessoas maldosas diziam que nós deixaríamos os salários atrasarem e que iríamos acabar com as oficinas da educação, como dança e música. Mas nós não fizemos isso. Ao contrário, mantemos os pagamentos dos servidores em dia, estamos liberando administrativamente o máximo de licenças-prêmio possível e ainda investimos na compra de uniformes e materiais para as crianças, equipamentos da linha branca para as escolas e na diversificação dos projetos ofertados pelo tempo integral”, concluiu.