Em uma visita de trabalho, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, recebeu nesta quinta feira (07/08) em seu gabinete a delegada do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região de Londrina (CRN-8), Tatiana Marin. Durante o encontro, que avaliou a atuação do nutricionista na estrutura pública municipal, Beto Preto também recebeu cartilhas e um apanhado das principais leis que regem a atividade profissional.

A reunião foi acompanhada por Cecílio Luz Junior e Dulcineia de Lima Teixeira Menegazzo, respectivamente, procurador jurídico e superintendente administrativa da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Beto Preto relatou que atualmente cerca de 10 nutricionistas trabalham na Prefeitura de Apucarana, em setores como educação, saúde e assistência social.

O prefeito de Apucarana disse que a intenção do município é ampliar ainda mais esse quadro. “Já realizamos concurso público para a contratação de quatro nutricionistas, que irão atuar no Nasf, Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, afirma Beto Preto, informando ainda que Apucarana conta com quatro equipes do Nasf e o concurso público também abrangeu o preenchimento de vagas para outras funções no Nasf – fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos – e também a contratação de dentistas especialistas que ficarão lotados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Já na área da educação, Beto Preto se comprometeu em ampliar ainda mais o trabalho de capacitação das equipes que preparam as refeições dos estudantes na rede municipal de ensino.

Tatiana Marin, que também é presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, reiterou o compromisso da categoria profissional com o fortalecimento e a consolidação da agricultura familiar. Em Apucarana, a merenda escolar é enriquecida com produtos adquiridos diretamente de pequenos produtores rurais. “Trabalho há oito anos no conselho e a melhora é visível em Apucarana, desde a variação dos cardápios até a aquisição de equipamentos da linha branca para acondicionar os alimentos”, avalia.

As cartilhas repassadas ao prefeito abordam a segurança alimentar e nutricional, além da contribuição do profissional para o desenvolvimento da cidade. Entre as leis discutidas, então a 17.604/2013 – que dispõe sobre a obrigatoriedade da especificação e divulgação da quantidade de calorias, glúten e lactose nos cardápios – e a 16.523/2010, que instituiu a presença de nutricionistas nas instituições públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio, no Estado do Paraná.

Publicações Recomendadas