Apucarana está participando ativamente dos debates em torno dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Representantes das áreas de educação, saúde e assistência social estiveram na semana passada em Ivaiporã, onde participaram da capacitação “Gestão Pública e os ODM” na Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale). A iniciativa foi uma parceria entre a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Território do Vale do Ivaí, Colegiado ODM – Nós Podemos Vale do Ivaí, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-PR).
De acordo com Márcia Regina de Souza, secretária de Assistência social de Apucarana e e coordenadora regional do Colegiado ODM, estiveram presentes representantes de 15 municípios do Vale do Ivaí. “Os participantes da capacitação pudeeram conhecer mais sobre ferramentas de planejamento e monitoramento para a gestão pública e ainda saber mais sobre como trabalhar com os indicadores dos Objetivos do Milênio em seu município”, afirma a secretária.
Maria Aparecida Zago Udenal, secretária de mobilização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – Nós Podemos e também gerente de linha de ação do Sesi-PR, falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) como estratégia de gestão pública e ferramentas para os gestores municipais.
Dando continuidade aos trabalhos Diva da Paes Vieira, também do Sesi-PR e Coordenadora do Observatório Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) e responsável pelo PORTAL ODM, apresentou uma breve análise dos indicadores do Vale do Ivaí para subsidiar a análise da realidade local.
Em seguida, o Dr. Akichide Walter Ogasawara, diretor de contas municipais do Tribunal De Contas do Estado do Paraná, orientou os participantes sobre os ODM no Plano Plurianual e o Sistema de Informações Municipais (SIM) e salientou a importância de uma articulação interna entre os servidores municipais na elaboração do PPA. “O resultado será muito melhor se o poder público trabalhar com planejamento e coerência na gestão de recursos. Teremos mais benefícios para a sociedade, garantindo a qualidade dos serviços públicos”, enfatiza Ogasawara
Após as palestras, foram identificadas ações futuras, já encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná. O próximo passo será organizar um novo encontro voltado para os secretários de administração, planejamento, contadores e advogados que atuam na área de gestão pública nos municípios da região.