Cerca de 240 alunos apucaranenses, matriculados no 4º e no 5º anos do Ensino Fundamental em cinco escolas municipais, estão aprendendo noções de cooperativismo e de cidadania em sala de aula. Eles são participantes do Programa Cooperjovem, desenvolvido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), através da Cooperativa Cocari, em parceria com a Autarquia Municipal de Educação (AME).
O Cooperjovem busca disseminar entre os estudantes a filosofia da cooperação para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humanitária. O programa propõe que as crianças reflitam em sala de aula questões atuais e problemas cotidianos do seu ambiente, escolar ou comunitário, desenvolvendo projetos e buscando soluções para os mesmos, valendo-se sempre da cooperação mútua.
Neste ano de 2014, estão sendo contempladas com o programa as escolas municipais Professora Maria Madalena Côco (situada na região central), Dr. Edson Giacomini (Núcleo Afonso Alves Camargo), Professor Alcides Ramos (Núcleo Osmar Guaracy Freire), Wilson de Azevedo (Distrito de Caixa de São Pedro) e Vereador José Ramos de Oliveira (Distrito de Pirapó), cujos professores receberam capacitação e materiais didáticos para trabalharem o cooperativismo em sala de aula.
Os projetos desenvolvidos pelos estudantes, sob a perspectiva da cooperação, abordaram desde temas ambientais até a própria alfabetização e leitura infantis. A Escola Municipal Professor Alcides Ramos, por exemplo, escolheu como pauta de discussões a destinação correta do lixo doméstico e a importância da reciclagem. Além dos conhecimentos teóricos adquiridos, as crianças visitaram a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) e se empenharam na conscientização de suas famílias e vizinhos sobre a separação de plásticos, vidros, papel e metal para a coleta seletiva. Na mesma direção, outra escola, Wilson de Azevedo, preocupou-se com o uso sustentável dos recursos naturais, em especial a água.
Já Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira, localizada no Distrito de Pirapó, procurou incentivar a leitura entre as crianças e organizou o projeto “Ler e contar é só começar”. O cooperativismo foi trabalhado na medida em que as crianças foram estimuladas a se preocupar com o próximo e a partilhar o seu conhecimento. A cada semana, um grupo de alunos escolhia uma história e, usando fantoches, aventais e outros recursos, se encarregava de contá-la, na hora do lanche, para os demais.
A diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, exalta a iniciativa da OCB e da Cocari, afirmando que o Programa Cooperjovem vem exatamente ao encontro da linha pedagógica adotada na rede municipal de ensino. “Formar cidadãos críticos, autônomos, responsáveis por suas escolhas e que se posicionam como agentes capazes de transformar a sociedade é também objetivo da Pedagogia Histórico-Crítica que estamos implantando em nossas 36 unidades escolares. Nesse sentido, o Cooperjovem, com sua proposta de cooperativismo, vem somar esforços ao trabalho já desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação”, garante.