A Autarquia Municipal de Educação recebeu, na tarde desta quarta-feira (23/07), a visita do Diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), do governo federal, Onaur Ruano. Ele veio ao município para uma reunião de trabalho que contou também com a presença do prefeito Beto Preto e de representantes da EMATER, da Cooperativa de Cafeicultores do Pirapó (Coocapi), Cooperativa de Agricultores Familiares de Novo Itacolomi e membros da equipe da AME.

Click nos links de áudio acima

O encontro, segundo Ruano, faz parte de uma agenda estabelecida pelo MDA para conhecer o funcionamento dos programas Fome Zero e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios e assessorar as cooperativas de agricultores familiares locais em suas dificuldades. “Incluímos Apucarana no nosso roteiro em função da excelente experiência que essa cidade tem na aquisição de produtos da agricultura familiar para a sua merenda. Por isso, queríamos conhecer como funciona a logística desses programas federais aqui”, afirmou.

No ano passado, a AME investiu R$ 2,8 milhões na merenda escolar municipal, sendo que destes, R$ 584 mil ou 29% dos recursos foram destinados à compra de itens provenientes da agricultura familiar.E o prefeito Beto Preto garantiu que esse percentual deve aumentar. “Além dos programas do governo federal, nós também estamos investindo recursos próprios no fortalecimento das pequenas propriedades. Uma das iniciativas municipais, por exemplo, é o Programa Terra Forte, através do qual a prefeitura está distribuindo, sem custo algum, calcário, fósforo e mudas frutíferas aos agricultores. E o pagamento do investimento será feito apenas lá na frente, com a entrega de parte da produção para a nossa merenda”, explicou.

Segundo as nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da AME, Laryssa Kapasi e Jaqueline de Oliveira, são servidas diariamente nas escolas e CMEIs municipais aproximadamente 36 mil refeições, totalizando mais de 7 milhões de pratos ao longo do ano. “Por isso nós necessitamos diversificar o cardápio e garantir uma alimentação saudável às nossas crianças. E a agricultura familiar contribui muito para isso”, garantiu Kapasi.

Jaqueline, por sua vez, explicou que a merenda escolar recebe atualmente mais de 60 itens diretamente das cooperativas. “São produtos hortifruti, panifícios, doces, carnes, grãos, leite, bebida láctea, mussarela e muitos outros que, além a qualidade nutricional, atraem o paladar infantil”, especificou.

Publicações Recomendadas