A Escola Municipal Augusto Weyand, localizada no Jardim Tibagi, em Apucarana, promoveu nesta quarta-feira (11/06) uma grande festa para eleger os mais belos e criativos mascotes da Copa do Mundo de Futebol 2014, o popular Fuleco. O diferencial, é que os bonecos foram confeccionados com material reciclável. “O concurso envolveu alunos de todas as séries, que realizaram o projeto com auxílio de familiares”, explica professora Telma Mara da Silva, diretora da escola. De acordo com ela, o tema ficou livre para que os pais pudessem criar. “Além de réplica do Fuleco, podiam ser criados outros mascotes de acordo com a imaginação. A única exigência foi a utilização de materiais recicláveis. No final, obtivemos exemplares incríveis, que deram trabalho para escolher os melhores”, comentou a diretora.

A escolha do trabalho vencedor foi feita por um júri especialmente constituído para a ocasião, onde o prefeito Beto Preto (PT) esteve representado pelo secretário da Agricultura, João Carmo da Fonseca. “Parabenizo a escola pela promoção deste projeto, que possibilitou a interação escola, criança, família e poder público. Fiquei muito feliz em ver o empenho de todos nesta atividade, e como infelizmente não é possível contemplarmos a todos com premiação, quero que cada um de vocês se sintam vencedores. O objetivo maior foi alcançado, que foi o desenvolvimento do intelecto dos alunos a partir da junção de valores em relação ao meio ambiente”, disse Fonseca.

Presente na entrega da premiação, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador José Airton Deco de Araújo, enalteceu a iniciativa da escola. “O prefeito tem priorizado as nossas escolas e com isto muitas coisas têm melhorado. Este projeto de escolha do mascote da copa é muito importante, ensina meio ambiente e forma cidadãos, revelando que o Brasil é lindo, que merece respeito. Ensinamento que começa de criança. Os pais e demais familiares também estão de parabéns ao participarem da atividade, mostrando o caminho certo no futuro essas crianças não vão se desviar”, concluiu Deco, que ofereceu algodão-doce a todos os presentes.

Além do “Projeto Copa do Mundo”, dentro da Semana do Meio Ambiente, a Escola Municipal Augusto Weyand promoveu diversas outras atividades pedagógicas em sala de aula e extraclasse na área de educação ambiental. Monitoradas pela diretora Telma Mara da Silva e pela coordenadora Tânia Cristina Stefani, uma destas ações foi a visita ao viveiro municipal. “Os alunos também aprenderam a confecção de sabão com a utilização de óleo de fritura e produção de adubo orgânico através do processo de compostagem com resíduos da alimentação escolar”, detalha a diretora.

Resultados
– Foram premiados os 10 melhores mascotes confeccionados. Em 10º lugar ficou o trabalho da aluna do 5º ano, Raíssa Geovana Tavares da Silva; em 9º lugar a aluna do 2º ano, Ana Flávia; em 8º lugar aluno do 3º ano, Wellington Borges da Silva Júnior; em 7º lugar aluno do 2º ano, Enzo Felipe de Moraes; em 6º aluno do Pré II, Kevin Gualberto Pereira; em 5º lugar aluno do 5º ano, Nivaldo Brizola; em 4º lugar aluno do 3º ano, Kauê Nunes; em 3º lugar aluna do 2º ano, Gabriele Eduarda Romão Correia; em 2º lugar aluna do 1º ano Escarlet Evangelista Correia Anselmo; e em 1º lugar ficou o trabalho feito pelo aluno do 1º ano, Bruno Otávio da Motta.

Publicações Recomendadas