O vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), participou nesta quarta-feira (04/06), em Curitiba, da solenidade de entrega do Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) Paraná 2013/2014. A certificação foi feita pelo Serviço Social da Indústria no Paraná (SESI/PR), por meio do Movimento Nós Podemos Paraná, que conta com o apoio de diversas instituições do Estado.
Na ocasião, o trabalho feito pelo Patronato Municipal de Apucarana (criado pelo Governo do Estado para substituir o Programa Pró-egresso e que é encabeçado pela Secretaria Municipal da Assistência Social) recebeu menção de destaque por parte da secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), Maria Tereza Uille Gomes.
De acordo com ela, os resultados obtidos no município foram os que mais chamaram a atenção em todo o Paraná e somaram para que a Seju conquistasse 12 selos na premiação, sendo oito por trabalhos desenvolvidos em penitenciárias, dois em departamentos e dois por programas, entre eles o Patronato Central do Estado do Paraná (PCE). “Nas palavras da secretária, Apucarana é destaque não só pelo número de pessoas efetivamente atendidas pelo programa, mas sobretudo pelos resultados positivos com o trabalho diferenciado encabeçado pela secretaria Municipal da Assistência Social, obtendo pouca evasão (desistência), baixo índice de reincidência dos atendidos com a criminalidade, além de obter sucesso na reinserção dos egressos no mercado de trabalho”, observou Júnior, que no ato representou o prefeito Beto Preto (PT), que estava em viagem oficial a Brasília.
“Os resultados de Apucarana foram chancelados pela coordenadora estadual do Patronato Central do Estado do Paraná, Iris Nascimento, que na semana passada fez uma avaliação “in loco” das atividades no município”, concluiu o vice-prefeito.
O Selo ODM Paraná tem a finalidade de reconhecer e divulgar as boas práticas para o alcance dos Objetivos do Milênio. A certificação é destinada a empresas, instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o desenvolvimento e o alcance dos ODM no Estado.“Foi bastante gratificante ouvir da secretária Maria Tereza o reconhecimento do trabalho executado por Apucarana. A iniciativa tem obtido o destaque, sobretudo, por estar afinada com a nossa plataforma de governo, uma vez que a proposta de que trata o Patronato Municipal faz parte do nosso programa de governo, sendo abraçada não só pela ação social, mas por todos os setores da prefeitura”, revela Júnior.
Além de oferecer capacitação profissional, encaminhamento ao mercado de trabalho e à prestação de serviços comunitários, o Patronato Municipal presta ainda atendimento aos familiares dos egressos do sistema prisional. Em Apucarana está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Centro Social Urbano), e é desenvolvido em parceria com a Unespar/Fecea, Poder Judiciário e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
Júnior lembrou que Apucarana é Núcleo Regional dos ODM’s no Vale do Ivaí, dentro do Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Secretaria Geral da Presidência da República.
ODMs – O Prêmio ODM é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cuja agenda termina em 2015. Os oito ODM’s ou oito Jeitos de Mudar o Mundo são: acabar com a fome e com a miséria, educação básica de qualidade, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.