O prazo para pagamento da parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Apucarana foi prorrogado. A Prefeitura confirmou ontem que a quitação do imposto de uma só vez com 10% de desconto, que acabaria ontem, foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 26. Caso o contribuinte optar pelo pagamento parcelado, a primeira parcela poderá ser paga também até a nova data.
Marcello Augusto Machado, secretário municipal da Fazenda, explica que a extensão do prazo se deve à intensa movimentação de cidadãos na Prefeitura, além de problemas de logística. “Não sabemos ainda o porquê, mas alguns carnês não foram entregues corretamente, o que acarretou a necessidade de muitas pessoas virem até a Prefeitura para retirá-los pessoalmente. Sendo assim, optamos por prorrogar o prazo, para tornar a cobrança mais justa e para que todos tenham a oportunidade de pagar com desconto, se assim preferirem”.
Ele lembra ainda que os carnês podem ser retirados no site da Prefeitura, caso o contribuinte não tenha recebido o boleto. “Por conta desse problema nas entregas, pedimos um pouco de paciência ao contribuinte. 0 site da prefeitura pode demorar alguns minutos para gerar o boleto por conta do grande número de pessoas acessando ao mesmo tempo”, diz.
Para aqueles que optaram por pagar o imposto parcelado, a data limite de pagamento da primeira parcela também foi prorrogada para o próximo dia 26. No entanto, o vencimento de todas as demais parcelas continua sendo o dia 10. “Já tivemos uma arrecadação superior a do ano passado neste mesmo período. Ao final do período com desconto, cerca de RS 3,8 milhões já haviam entrado nos cofres da prefeitura no ano passado. Na segunda-feira, o montante já era o mesmo, sendo arrecadado só no último dia um total de R$ 750 mil. Com o grande movimento de ontem, iremos ultrapassar consideravelmente a quantia de 2013 para o período”, diz, informando ainda que cerca de 400 pedidos de revisão do imposto foram protocolados até ontem.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte