Apucarana começa a consolidar um pólo de Engenharia, com os novos cursos que estão sendo implantados no Câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A instituição, que já contava com o curso de Engenharia Têxtil,promoveu ontem a aula inaugural do curso de Engenharia Química.
Outros dois cursos – Engenharia Civil e Engenharia Elétrica – já estão garantidos e devem abrir suas primeiras turmas nos próximos meses. E, ao mesmo tempo, a UTFPR trabalha o projeto de implantação do curso de Engenharia da Computação. A aula inaugural do curso de Engenharia Química foi conduzida pelo professor Henrique José Brum da Costa, vice-diretor da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Engenharia Química, que abordou o tema “Reflexões sobre o engenheiro químico do futuro”.
“Apucarana está comemorando seus 70 anos e vive um momento mágico, com conquistas que estão impulsionando o desenvolvimento do Município”, comentou o vice-prefeito Junior da Femac, comemorando a criação dos cursos na área de Engenharia. “Por meio do Enem e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Câmpus de Apucarana da UTFPR está recebendo acadêmicos de todo o País”, assinalou Junior.
O vice-prefeito fez questão ainda de destacar, em nome do prefeito Beto Preto, a mobilização da Associação de Engenheiros de Apucarana, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana e da própria prefeitura, na defesa dos cursos de engenharia.
O reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, deu boas vindas aos 44 acadêmicos da primeira turma de Engenharia Química. “A área de engenharia é uma das mais carentes de mão de obra no Brasil, e o Câmpus de Apucarana vai garantir a formação de bons profissionais para o mercado”, avaliou Cantarelli. O reitor acrescentou ainda que a instituição também investirá em mestrado e doutorado nesta área.
O diretor Aloysio Gomes de Souza Filho enalteceu o crescimento do Câmpus de Apucarana, que começou em 2007 com 11 mil metros e hoje já detém uma área de 127 mil metros. “Estamos duplicando a área construída, com uma ampliação de mais de 9 mil metros, para a qual recebemos uma dotação orçamentária de R$ 12,2 milhões”, informou. Quanto aos novos cursos de engenharia, o diretor revelou que mais 100 profissionais se somarão aos atuais 150 servidores da instituição.
A solenidade de ontem, realizada no Auditório do Câmpus Apucarana, também contou com as presenças do presidente da Câmara, vereador Airton Araújo, o “Deco”; dos vereadores Aurita Bertoli, José Eduardo Antoniassi e Vladimir José da Silva; vice-diretor do campus Edmilson Antônio Canezin; coordenador do curso de Engenharia Química, professor Giles Ricardo Stroer; Alcides Vicente Júnior, presidente da Associação de Engenheiros de Apucarana; Márcio Hirose, diretor da AEA; Jeferson Pialle, gerente regional do CREA; empresária Maria Isabel Lopes; Vanderlei Faganello, diretor industrial da ACIA; Hemerson Saqueta, comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana; e o presidente da Federação das Microempresas do Paraná, Jonas Berton.