Cerca de 500 empresas do setor do vestuário serão convidadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) para discutir ações da campanha de incentivo à correta destinação de resíduos. O encontro vai ocorrer no dia 24 de abril, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), a partir das 8h30. A principal questão que será abordada são os marcos legais no tocante às licenças ambientais e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os dois documentos são obrigatórios, mas boa parte das empresas ligadas ao setor de confecções não atende essas exigências.

A convocação dos empresáriosfoi definida durante a reunião semanal da governança do APL, que ocorreu nesta quinta-feira (10/04), na sede do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale).De acordo com José Henrique Martins, consultor do Sebrae e membro da governança do APL, as empresas convidadas para o encontro são aquelas cadastradas junto ao Sivale. “Sabemos que as maiores empresas terceirizam etapas do processo produtivo. O objetivo é fazer com que todos os envolvidos tenham conhecimento dos marcos legais e dos passos para a correta destinação dos resíduos”, esclarece.

Conforme Martins, o encontro também levará aos empresários outras ações que estão sendo planejadas, como a formatação de uma cartilha orientativa. “Pretendemos trazer, de forma didática, informações sobre os resíduos resultantes do processo produtivo, a correta destinação e a legislação ambiental. Também vamos agendar uma reunião com os contabilistas, para que os profissionais possam orientar as empresas no cumprimento da legislação ambiental”, explica.

O encontro agendado para o dia 24 de abril contará com uma palestra do secretário municipal de Meio Ambiente, Éwerton Pires. “Quero enaltecer o APL pela iniciativa de buscar soluções para a situação ambiental. Neste primeiro momento, a nossa intenção é orientar e somente depois buscar o caminho das sanções”, pondera.

De acordo com ele, em 2009 foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e 154 empresas. Depois, em 2013, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente notificou mais 200 empresas do setor do vestuário para providenciarem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. “A intenção é expandir o número de empresas com o PGRS e solicitar, daquelas que já possuem os planos, os relatórios com os comprovantes de destinação dos resíduos”, assinala.

Publicações Recomendadas