A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana promoveu nesta segunda-feira (25/06), no Polo da Universidade Aberta do Brasil, a formatura da 28ª turma de capacitação do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino. O ato foi conduzido pela secretária da Mulher Denise Canesin Moisés Machado, que destacou a presença de cinco homens, que passam a integrar a rede.
“A novidade desta turma é inserção de cinco homens na rede. São maridos e filhos solidários, de mulheres que já estão na rede. E que para formar os empreendimentos para ficarem todos legalmente conforme a lei da economia solidaria solicita, eles estão se capacitando também. A Economia Solidária hoje está consolidada como política pública municipal. Regulamentada por lei, faz parte de uma administração municipal que tem um plano de governo centrado na comunidade”, frisou Denise. Ela lembra que a partir da legislação específica idealizada pelo prefeito Beto Preto (PSD), aprovada pelos vereadores, foi criado um conselho que tem fiscalizado, empoderado ações e contribuído para a viabilização de recursos para o programa, que hoje é referenciado positivamente por outros municípios do Paraná e do Brasil. “A economia solidária vem transformando a vida de centenas de apucaranenses, gerando renda e autonomia financeira de nossas mulheres”, destacou a secretária.
Com carga horária de 20 horas, as capacitações são realizadas desde abril de 2014 sob a coordenação da diretora-geral do Departamento da Mulher e Assuntos da Família e coordenadora do programa, Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton), atendendo a mulheres do centro, bairros e distritos de Apucarana. “Esta vigésima oitava turma reuniu interessadas e interessados de vários bairros da cidade, com as atividades sendo realizadas aqui no polo UAB, desde o dia 18 de junho”, relata Denise Canesin, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família.
“A partir de agora os novos parceiros passam a integrar oficialmente a Rede de Mulheres Solidárias da Prefeitura de Apucarana, podendo integrar os espaços públicos de comercialização disponibilizados pela administração municipal, chamados de Espaço Mulher”, informa Denise, que destaca o apoio do prefeito Beto Preto. “O prefeito é um grande incentivador do programa. Ele tem um olhar sensível às necessidades das mulheres, das nossas famílias”, concluiu.
Serviço: Interessadas em fazer parte da rede municipal de economia solidária devem procurar o Espaço Mulher da Rua Osvaldo Cruz, 432 (ao lado da Casa da Gestante). Mais detalhes podem ser obtidos também pelo telefone 3122-0457 ou ainda através da rede social no endereço https://www.facebook.com/rededemulheresecosol.