O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lançou nesta quinta-feira (05/12) o Projeto Dengue Controle Natural, que utilizará plantas para eliminar e repelir o aedes aegypti, mosquisto transmissor da doença. Cerca de 300 pessoas foram até o Platô da Praça Rui Barbosa e levaram para casa mudas de citronela e crotalária. Ao todo, o Viveiro Municipal produziu 5 mil mudas, que serão distribuídas à população. O ato contou ainda com a presença do comunicador Valderci Silva, proprietário da Rede de Rádios e idealizador do projeto, e da primeira-dama, Adriana Gonçalves, além de estudantes, secretários municipais e outras autoridades civis e militares.

As mudas e sementes, que deram origem às plantas matrizes, foram adquiridas junto a um produtor de Marilândia do Sul. Ao todo, nesta primeira etapa, o Viveiro Municipal produziu 2 mil mudas de citronela e 3 mil mudas de crotalária. “Apucarana tem mais de 40 mil domicílios. Nossa meta é, até a metade de 2014, chegarmos a 10 mil mudas distribuídas e até o final do ano atingirmos todas as residências”, projeta Beto Preto.

O prefeito de Apucarana conclamou as instituições de ensino, com o objetivo de conscientizar as famílias e disseminar o controle natural da dengue. “Pedimos o auxílio dos professores, diretores e dos agentes de endemias para levar essa informação às escolas. Reproduzindo essa informação junto às famílias, tenho certeza que essa ideia vai tomar corpo e ganhar a cidade inteira”, assinala.

Beto Preto lembra ainda os transtornos provocados pela dengue ao serviço público de saúde. “Tivemos no período de agosto do ano passado até hoje 32 casos confirmados, dos quais 22 foram importados e 10 autóctones. Isso gera transtornos, pois o paciente chega ao sistema de saúde apresentando sintomas de uma gripe, resfriado ou quadro viral e que também pode ser de dengue”, relata.

Click nos links de áudio acima

De acordo com João Carmo da Fonseca, secretário municipal da Agricultura, a pasta vinha trabalhando há cerca de 10 meses na viabilização da iniciativa. “É um projeto biológico que vai complementar o trabalho dos agentes de endemias. Para garantir a disseminação, cada produtor assinará um termo de se comprometendo a repassar, dentro de um prazo de 6 meses, mudas a 10 vizinhos”, afirma, lembrando que os interessados em receber as mudas devem procurar a Secretaria da Agricultura, localizada na Rua Lapa, ao lado da Prefeitura. “Fizemos nesta quinta-feira a distribuição para aquelas que pessoas que foram até a praça, mas temos mais mudas disponíveis no Viveiro Municipal”, completa.

Valderci Silva conta que apresentou a ideia, desenvolvida com sucesso em alguns municípios paranaenses e no interior do estado de São Paulo, ao prefeito Beto Preto no início deste ano. “O prefeito e a Secretaria da Agricultura abraçaram a ideia e agora as primeiras mudas já estão sendo distribuídas. A citronela e a crotalária é vendida em alguns locais por até R$ 20 e essa é uma oportunidade para a população de Apucarana levar de graça para casa”, frisa o proprietário da Rede de Rádios.

ADESÃO – Cerca de 300 apucaranenses foram até a Praça Rui Barbosa para aderir ao projeto de controle natural da dengue. É o caso de Jeruza Alexandre Silva Sacramento, moradora do Núcleo Habitacional Osmar Guaracy Freire. “Estou levando mudas também para duas vizinhas minhas. Acho essas ideia muito importante e que toda a população deve aderir”, afirma. José Moliani, morador do Distrito de Vila Reis, também pretende disseminar o uso das plantas. “Estou levando para plantar nas três casa de aluguel que tenho. Achei a iniciativa maravilhosa, já que somente com a limpeza os quintais não ta resolvendo e o mosquito continua se reproduzindo”, opina.

A citronela é um repelente natural do aedes aegypti e cada planta mantém o mosquito afastado numa área de até 50 metros quadrados. Já a crotalária atrai o inseto conhecido como lebélula, um predador natural do aedes aegypti.

Publicações Recomendadas