Até o final da primeira semana de dezembro, o trânsito terá alterações nas ruas Nagib Daher e Osório Ribas de Paula. As duas vias passarão a dispor de duas pistas de tráfego e estacionamento apenas na margem direita. O objetivo da Prefeitura de Apucarana é viabilizar maior fluidez no trânsito, neste setor da área central.

As intervenções planejadas foram discutidas na tarde de sábado, no salão nobre da prefeitura. Cerca de 60 pessoas, incluindo comerciantes, profissionais liberais e moradores das ruas Nagib Daher e Osório Ribas de Paula atenderam à convocação feita pela Prefeitura de Apucarana.

Antecedendo ao debate, o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) apresentou um vídeo que mostrou o tráfego nas ruas Clotário Portugal, Munhoz da Rocha e João Cândido Ferreira, antes e depois das intervenções realizadas. O Superintendente de Trânsito, Silnei Bolonhese, informou que, no caso da Nagib Daher e da Osório Ribas, as alterações podem ser feitas em apenas dois dias, trabalhando durante a madrugada.

“Trata-se de uma área de muitas clínicas, laboratórios, hospital, farmácias, prestadores de serviços e de comércio, que recebe um volume significativo de veículos”, argumenta o prefeito Beto Preto. Ele diz ainda que outro fator que complica o trânsito nesta região são os ônibus do transporte coletivo urbano e outros que vêm do Vale do Ivaí trazendo pacientes.

“Com as mudanças, também queremos tornar mais ágil o transporte coletivo urbano, reduzindo o tempo de ligação do centro com os bairros”, anunciou Beto Preto. Segundo ele, hoje o trajeto do terminal urbano até o Residencial Raposa, por exemplo, demora 40 minutos e isso pode ser sensivelmente reduzido”, explica o prefeito.

“Nosso modo de agir é ouvir a todos, debater, e encontrar soluções. O resultado desta audiência foi francamente favorável às mudanças. Recebemos algumas sugestões em relação às farmácias e vamos verificar como resolver isso”, anunciou o prefeito Beto Preto.

Para o diretor-presidente do Idepplan, Junior da Femac, é de fundamental importância a participação dos comerciantes, prestadores de serviços, comerciários e pessoas em geral nessa discussão. “Quando temos eficiência e mobilidade no trânsito, aliadas à segurança, nós a transferimos também para os pedestres. O resultado nas ruas onde já fizemos as alterações mostra isso”, afirma o vice-prefeito e diretor/presidente do Idepplan, Júnior da Femac.

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Cidadãos apoiam intervenções

“Nossa cidade é polo e além dos carros daqui, recebemos muitos veículos de fora. Se o fluxo aumenta é preciso liberar as vias para o tráfego, mesmo retirando o estacionamento”, disse o comerciante Valdemar Gaiger.

“Ainda temos costumes de quando tínhamos apenas 30 mil habitantes. E o trânsito é uma grande preocupação. Facilitando o tráfego, podemos expandir o comércio para outras ruas que vão servir para o estacionamento”, avalia o advogado aposentado Moacir Vaz.

“É necessário gerar maior mobilidade, principalmente ao transporte coletivo. Vai atrair mais passageiros, diminuir os carros nas ruas e oferecer mais segurança aos pedestres”, opinou o empresário Nelson Kowalski.

“Acho positivo a prefeitura ouvir as pessoas que vivenciam diariamente a cidade, mas não concordo com essa mudança. Acho que vai reduzir a possibilidade de estacionamento e que, com a Rua Nagib Daher transformada em via rápida podem ocorrer mais acidentes”, criticou o advogado Cé

sar Vidor.

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