Conforme preconizado em março deste ano pelo prefeito Beto Preto (PT), quando tiveram inícios as atividades do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, a vida profissional dos alunos que cumpriram todas as etapas da formação já começa de forma segura. Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (12/11) pela Agência do Trabalhador de Apucarana, dos 110 alunos que receberam o certificado de conclusão, em solenidade de formatura realizado no último dia 28 de outubro, pelo menos 39 já estão trabalhando. “Apucarana foi a cidade que formou, neste ano, o maior número de alunos em todo o eixo Norte do Estado, que vai de Jacarezinho a Maringá, passando por Cornélio Procópio e Londrina”, destaca Beto.

As capacitações foram para as áreas de Administração, Vestuário (costureiro) e Serviços Pessoais (manicure, pedicure, cabeleireiro, depilador, maquiagem). “São jovens com idades entre 18 e 29 anos, oriundos de famílias de baixa renda, que estavam desempregados e sem nenhum tipo de capacitação profissional, mas que agora, graças a este projeto que tem suas raízes no Governo Federal, por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e envolvimento dos governos Estadual e Municipal, podem vislumbrar um presente mais seguro, com um futuro seguramente mais digno e próspero”, salienta o prefeito.

De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Lucas Ortiz Leugi, dos 39 alunos já devidamente inseridos no mercado de trabalho, dois optaram pelo empreendedorismo. “Isto nos deixa ainda mais satisfeitos e motivados para continuar o projeto com outras turmas, pois além de preparar o jovem para o mercado de trabalho, outra vertente deste projeto é fomentar o lado empreendedor dos jovens para ocupações alternativas geradoras de renda”, destaca Leugi.

Segundo ele, o relatório com o percentual de inserção no mercado até o momento será remetido ainda nesta semana à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em Curitiba.

Busca ativa – A trabalho para colocação profissional dos demais formandos da turma do Projovem Trabalhador de Apucarana continua. “Estamos diariamente fazendo a busca ativa de vagas junto as nossas empresas e também periodicamente estabelecendo contato com estes alunos para efetivá-los o mais breve possível no mercado formal”, pontua Leugi. Segundo ele, o empresário interessado em conceder uma oportunidade de emprego deve entrar em contato com a agência. “São jovens com diferencial, capacitados e preparados para suas funções”, afirma.

Além da Agência do Trabalhador, estão envolvidos no programa em Apucarana a Coordenação de Cursos Profissionalizantes da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio e também as secretarias da Assistência Social e da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana. “O curso teve duração de seis meses, com carga horária de 350 horas, sendo 100 horas para qualificação social e o restante para qualificação profissional”, detalha Márcia Regina de Souza, secretária da Assistência Social.

Além de uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$100, os alunos do Projovem Trabalhador tiveram direito ainda a vale-transporte, lanche, camiseta de uniforme, material didático e certificado de conclusão expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O investimento foi de cerca de R$300 mil.

Serviço: Mais informações sobre oportunidades gratuitas de profissionalização em Apucarana podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato pode ser feito pelos telefones 3423-1376. Outra forma é através do Centro de Qualificação Total, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família. Localizado no Jardim América, o telefone é o 3426-7241, ou ainda em qualquer um dos quatro CRAS – Centros de Referência da Assistência Social.

Publicações Recomendadas