A Coordenadoria de Defesa do Consumidor em Apucarana (Procon) repassou nesta quinta-feira (10/10) algumas orientações importantes para aqueles que ainda não comprar o presente para o Dia das Crianças. “Alertamos especialmente quanto ao cuidado com a saúde e segurança ao escolher o brinquedo”, ressalta Robson de Souza Cruz, coordenador-geral.
Tecnicamente, o órgão chama a atenção para que o consumidor fique atendo a três pontos: faixa etária para que aquele brinquedo é destinado; se há selo do IMMETRO e se o produto é original. “O Procon orienta ainda que não se tenha pressa para efetuar a compra, deve-se fazer uma pesquisa de preços para economizar no presente”, complementa Robson.
E se ocorrer algum problema, o consumidor deverá procurar na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 01, ou pelo telefone 3425-2034.
Precauções para se adquirir um brinquedo:
1-Faixa etária para qual aquele brinquedo e destinado: importante pelo fato de que o brinquedo possa conter pequenas peças soltas e que podem ser facilmente engolidas por crianças abaixo da faixa etária indicada. Por outro lado, o brinquedo destinado a faixa etária diversa da criança, poderá ser ainda, inapropriado para a fase de desenvolvimento em que ela se encontre.
2 – Se há o selo do Inmetro: significa que aquele brinquedo passou por ensaios que atestaram a sua segurança. Todo brinquedo nacional ou importado deve ser certificado pelo Inmetro, por envolver a segurança e a saúde do indivíduo.
3 – Se o produto é original: uma atitude de suma importância para garantir a saúde e a segurança da criança, que consiste em comprar o brinquedo no mercado formal, desta forma, além de garantir a possibilidade de troca na apresentação de um vício, o consumidor sabe que aquele produto é original e não se trata de uma pirataria ou de um brinquedo que entrou no mercado brasileiro de forma ilegal.