De 21 a 25 de outubro, Apucarana vai respirar inovação. Dois eventos estão agendados para ocorrer neste período: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o 1º Fórum Norte Paranaense de Inovação no Setor do Vestuário. O lançamento oficial da programação ocorreu nesta quarta-feira (09/10), durante entrevista coletiva à imprensa, concedida pelos organizadores no salão nobre da Prefeitura de Apucarana. Os dois eventos são uma realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), em parceria com o Sebrae, UTFPR, Acia, APL Bonés, Fiep/Senai, Governo Federal, Comitê Gestor Municipal e Prefeitura de Apucarana.

Vários representantes das entidades promotoras participaram da entrevista coletiva, entre as quais Jayme Leonel, da governança do APL Bonés, Maria Abigail Fortuna, presidente do Sivale, José Henrique Martins, consultor do Sebrae, Aloysio Gomes de Souza Filho, diretor-geral do campus Apucarana da UTFPR, e Marcelo Eliezer, diretor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

O empresário Jayme Leonel, membro da governança do APL, destacou a articulação e a integração entre os diversos órgãos, viabilizando a realização dos eventos. “As inovações acontecem no dia a dia das indústrias do vestuário e temos que também estar atentos ao que acontece no cenário nacional. Precisamos encontrar soluções para vencer as dificuldades e os eventos vão trazer vários cases de sucesso”, salienta.

SEMANA DE TECNOLOGIA – O evento acontecerá de 21 a 23 de outubro, no campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Estão previstas as palestras “Inovação e sustentabilidade das MPEs”, com Sílvio Barros, ex-prefeito de Maringá, “Como avaliar se sua idéia é um bom negócio?” e “Como você pode inovar sua empresa?”, ambas ministradas por Karina Ribas e Flávia Schimitt, além da apresentação de um case no setor de saúde.

De acordo com o diretor-geral da UTFPR, Aloysio Gomes de Souza Filho, outras ações também serão realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Haverá, paralelamente, a Feira de Ideias, o 1º Simpósio Paranaense de Engenharia Têxtil e a criação da Associação Paranaense de Engenharia Têxtil”, afirma Aloysio, que durante a coletiva também anunciou que o campus da UTFPR vai sediar o 1º curso de doutorado do Brasil em Engenharia Têxtil (leia box).

FÓRUM DO VESTUÁRIO – Direcionado a empresários, gerentes e líderes de micro e pequenas empresas, o 1º Fórum Norte Paranaense de Inovação no Setor do Vestuário ocorre nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório do Colégio Glorinha. “Aguardamos a presença também de prestadores de serviços, de profissionais ligados ao desenvolvimento de produtos e da área de gestão, além de estudantes de moda”, afirma Maria Abigail Fortuna, presidente do Sivale.

De acordo com ela, o evento buscará promover um intercâmbio de experiências, trazendo e atualizando práticas de inovação tecnológica. “Apucarana agora oferece todo esse leque de oportunidades e antes isso só era possível indo para grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Queremos criar a cultura do debate e, por isso, nossa intenção é não parar nesta edição e dar continuidade com os dois eventos nos próximos anos”, enfatiza.

No dia 24, o fórum discutirá o “corredor da moda”, compreendido pelo eixo Londrina-Cianorte, tendo como palestrantes Cássio Murilo Almeida, presidente do Sindvest de Maringá e Maria Abigail Fortuna, presidente do Sivale. Também está programadapara esse dia a apresentação do case da empresa Be Little, fabricante de roupas para bebês. Já no dia 25, serão ministradas as palestras “Inovação por meio da criatividade” e “Moda e posicionamento de mercado”, por Maurício Medeiros e Larissa Ortiz, da Associação Brasileira de Estilistas (Abest). Além disso, Rui Leopoldo Hess, diretor de Varejo da Dudalina, apresentará o case da empresa.

((((((((((((((((((((((( Box ))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

APUCARANA TERÁ 1º DOUTORADO

EM ENGENHARIA TÊXTIL DO BRASIL

Durante a entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, o diretor-geral do campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Aloysio Gomes de Souza Filho, anunciou o 1º doutorado em engenharia têxtil do Brasil. O curso será desenvolvido pela UTFPR em parceria com a Universidade de Minho, de Portugal, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com o professor Aloysio, o curso prevê investimentos de R$ 1,5 milhão, oriundos da Fundação Araucária. São 25 vagas, metade das quais destinadas ao campus Apucarana da UTFPR e o restante para Maringá e Goioerê. “O curso terá duração de 3 anos, prevendo o intercâmbio pelo período aproximado de um ano em Portugal, que será aproveitado para o desenvolvimento das teses”, explica.

PROGRAMAÇÃO

(Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia)

21/10 (segunda-feira)

19 horas: “INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DAS MPES”. Palestrante: Silvio Barros. Local: UTFPR

22/10 (terça-feira)

13 às 17 horas: “COMO AVALIAR SE SUA IDEIA É UM BOM NEGÓCIO?”. Palestrantes: Karina Ribas e Flávia Schimitt. Local: UTFPR

23/10 (quarta-feira)

13 às 17 horas: “COMO VOCÊ PODE INOVAR SUA EMPRESA?”. Palestrantes: Karina Ribas e Flávia Schimitt. Local: UTFPR

19 horas: “INOVAÇÃO NO SETOR DA SAÚDE”. Case empresa Angelus Ciência e Tecnologia. Local: UTFPR

(1º Fórum Norte Paranaense de Inovação no Setor do Vestuário)

24/10 (quinta-feira)

19 horas: “O CORREDOR DA MODA”. Palestrantes: Cássio Murilo Almeida (presidente do Sindvest de Maringá), Maria Abigail Fortuna (presidente do Sivale Apucarana) e Luciana Bechara (case da Be Little roupas de bebês). Local: Colégio Glorinha

25/10 (sexta-feira)

19 horas: “CASE DA EMPRESA DUDALINA”. Palestrante: Rui Leopoldo Hess (diretor de Varejo); “INOVAÇÃO POR MEIO DA CRIATIVIDADE”. Palestrante: Maurício Medeiros; “MODA E POSICIONAMENTO DE MERCADO”. Palestrante: Larissa Ortiz.

Local: Colégio Glorinha

Publicações Recomendadas