A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana vistoriou nesta quarta-feira (09/12) todos os pontos em que houve registro de transbordamento de água da chuva em bueiros e constatou que nenhuma das bocas de lobo estava entupida, diferentemente do que sugeriram vídeos compartilhados nas redes sociais.

Segundo o secretário municipal Wendel Metta, o transbordamento registrado em alguns pontos da cidade ocorreu exclusivamente pelo volume excepcional de chuva em poucos minutos. Ele explica que todas as bocas de lobo vistoriadas estavam funcionando e sem obstruções. “Não houve nenhum caso de bueiro entupido. O que tivemos foi uma situação de alta concentração de chuva em um curto intervalo, acima da capacidade de vazão das galerias em alguns trechos”, afirmou.

O secretário lembra que em locais como a região da UPA, ruas Ponta Grossa, Nagib Daher, e proximidades do Parque Biguaçu, a água subiu rapidamente, mas escoou poucos minutos depois, tão logo a intensidade da chuva diminuiu. “Foi uma elevação momentânea. Passei pelos pontos por volta das 11 horas e já não havia mais acúmulo significativo, mesmo ainda chovendo. Quando o volume é extremo, como ocorreu hoje, alguns trechos realmente atingem o limite da rede. Mas isso não tem relação com falta de limpeza”, diz o secretário.

Na área rural, o secretário explica que a chuva forte também causou danos em trechos já fragilizados, sobretudo pela retirada de curvas de nível em algumas propriedades. Sem essa proteção, a água ganha velocidade e rompe as estradas. “Tivemos casos de valetas profundas e pontos totalmente danificados, em especial na Estrada da Serrinha, na região do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I. É um impacto direto da ausência de curvas de nível, que além de prejudicar a estrada, também causa perda de solo e assoreamento de rios”, observou, informando que a SEAB tem intensificado a fiscalização e cobrado os proprietários rurais para que cumpram a lei.

Limpeza em bueiros – Metta reforça a importância de que a população registre protocolos sempre que identificar problemas em bocas de lobo. “A solicitação para desentupimento de bueiros deve ser feita mediante abertura de um protocolo junto à prefeitura. O processo é simples, pode ser feito pessoalmente no térreo do prédio central, via WhatsApp “Relações com a Comunidade”, no número 99626-7688, ou ainda através de cadastro no Atende.Net, no endereço https://apucarana.atende.net”, orienta o secretário de Serviços Públicos.

Publicações Recomendadas