Quinze guardas civis municipais de Apucarana iniciaram, nesta segunda-feira (27/10), um curso de formação para atuar também como agentes de trânsito. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), a capacitação tem carga horária de 200 horas e busca aprimorar o trabalho de orientação, fiscalização e educação no trânsito, contribuindo para maior segurança e consequente redução de acidentes, mortos e feridos.
O objetivo é ampliar o número de profissionais habilitados a cuidar do trânsito na cidade, conforme determina a Portaria nº 966/2022 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que tornou obrigatória a formação específica para todos os profissionais que executam atividades de fiscalização, operação e policiamento ostensivo de trânsito.
De acordo com o secretário da Segtran, Major Vilson Laurentino da Silva, esta é a primeira turma da formação, que será estendida a todos os guardas civis e agentes de trânsito do município. “Nosso objetivo é qualificar todos os profissionais até o primeiro semestre do próximo ano. O curso é um requisito obrigatório da Senatran e segue o mesmo padrão aplicado à Polícia Rodoviária Federal e à Polícia Militar. Além de preparar os guardas civis e agentes para a fiscalização, o conteúdo também enfatiza a importância da educação no trânsito e o papel do servidor como orientador da população”, afirmou.
O secretário destacou ainda que a formação integra o esforço do município em contribuir com as metas estabelecidas no acordo firmado pelo Brasil com a Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a redução em 50% do número de acidentes de trânsito até 2030. “Queremos profissionais capacitados para agir com equilíbrio, empatia e responsabilidade. A imprudência ainda é a principal causa dos acidentes, especialmente envolvendo motocicletas, e precisamos trabalhar com foco na conscientização e no respeito às leis”, acrescentou Laurentino.
O agente de trânsito Paulo Roberto Ferreira, responsável pela área de educação no trânsito, explicou que a formação permitirá uma atuação mais integrada entre os guardas civis e os agentes de trânsito. “Os guardas municipais que concluírem o curso estarão aptos a exercer também as funções de agente de trânsito. Isso é fundamental especialmente no período noturno, quando eles se deparam com ocorrências envolvendo veículos irregulares, motoristas alcoolizados ou situações de crime. Eles estarão preparados para realizar autuações, recolhimentos e demais procedimentos administrativos conforme a legislação”, detalhou.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal de Apucarana, Fábio de Souza, a capacitação representa um avanço importante na segurança pública e na tranquilidade da população. “Hoje temos 15 guardas sendo qualificados para também fiscalizar o trânsito. Essa formação vai permitir um trabalho mais eficiente, coibindo infrações como o uso de escapamentos irregulares em motocicletas e outras alterações que geram perturbação do sossego e comprometem a segurança”, observou.
Novas turmas do curso estão previstas para janeiro e março/abril de 2026, até que todos os profissionais da Guarda Civil e da equipe de Trânsito de Apucarana concluam a formação exigida pela Senatran.





